sicnot

Perfil

Mundo

Lua está a receber oxigénio da Terra

A Lua e a Terra fotografadas a partir da Estação Espacial Internacional pelo coronel Chris Hadfield da Agência Espacial Canadiana / Reuters

© NASA NASA / Reuters

As plantas terrestres estão a enviar oxigénio para a Lua, revela uma sonda japonesa que detetou partículas de oxigénio no solo lunar. Isto não significa, no entanto, que a Lua venha a ter nos próximos tempos uma atmosfera respirável.

Quase todo o oxigénio que existe na atmosfera terrestre nos últimos 2,5 mil milhões de anos é produzido pela fotossíntese das plantas. Todos os dias, ao longo deste tempo, escapa da Terra um pouco desse "nosso" gás. Muito pouco, mas o suficiente para ter sido detetado na Lua.

Uma equipa liderada por Kentaro Terada da Universidade de Osaka analisou os dados enviados pela sonda japonesa Selenological and Engineering Explorer, ou Kaguya, da agência espacial japonesa JAXA. Os cientistas descobriram que um determinado isótopo de oxigénio estava presente no solo lunar, isótopo esse que só existe na Terra.

As rochas da Lua têm recebido pequenas quantidades de oxigénio dos seres vivos da Terra, revelam os cientistas no estudo publicado na revista Nature.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

Osaka University/NASA

  • China planeia lançar nova sonda lunar em novembro

    Mundo

    A China planeia lançar, em finais de novembro, a sua nova sonda lunar, a Chang E-5, a primeira projetada para regressar à Terra, informou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), citada pela imprensa oficial. Esta missão, que será também a primeira a recolher amostras de forma automatizada, cumpre-se quatro anos depois do lançamento da última sonda lunar chinesa, que cessou operações em agosto passado.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC