sicnot

Perfil

Mundo

Lua está a receber oxigénio da Terra

A Lua e a Terra fotografadas a partir da Estação Espacial Internacional pelo coronel Chris Hadfield da Agência Espacial Canadiana / Reuters

© NASA NASA / Reuters

As plantas terrestres estão a enviar oxigénio para a Lua, revela uma sonda japonesa que detetou partículas de oxigénio no solo lunar. Isto não significa, no entanto, que a Lua venha a ter nos próximos tempos uma atmosfera respirável.

Quase todo o oxigénio que existe na atmosfera terrestre nos últimos 2,5 mil milhões de anos é produzido pela fotossíntese das plantas. Todos os dias, ao longo deste tempo, escapa da Terra um pouco desse "nosso" gás. Muito pouco, mas o suficiente para ter sido detetado na Lua.

Uma equipa liderada por Kentaro Terada da Universidade de Osaka analisou os dados enviados pela sonda japonesa Selenological and Engineering Explorer, ou Kaguya, da agência espacial japonesa JAXA. Os cientistas descobriram que um determinado isótopo de oxigénio estava presente no solo lunar, isótopo esse que só existe na Terra.

As rochas da Lua têm recebido pequenas quantidades de oxigénio dos seres vivos da Terra, revelam os cientistas no estudo publicado na revista Nature.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

Osaka University/NASA

  • China planeia lançar nova sonda lunar em novembro

    Mundo

    A China planeia lançar, em finais de novembro, a sua nova sonda lunar, a Chang E-5, a primeira projetada para regressar à Terra, informou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), citada pela imprensa oficial. Esta missão, que será também a primeira a recolher amostras de forma automatizada, cumpre-se quatro anos depois do lançamento da última sonda lunar chinesa, que cessou operações em agosto passado.

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC