sicnot

Perfil

Mundo

Lua está a receber oxigénio da Terra

A Lua e a Terra fotografadas a partir da Estação Espacial Internacional pelo coronel Chris Hadfield da Agência Espacial Canadiana / Reuters

© NASA NASA / Reuters

As plantas terrestres estão a enviar oxigénio para a Lua, revela uma sonda japonesa que detetou partículas de oxigénio no solo lunar. Isto não significa, no entanto, que a Lua venha a ter nos próximos tempos uma atmosfera respirável.

Quase todo o oxigénio que existe na atmosfera terrestre nos últimos 2,5 mil milhões de anos é produzido pela fotossíntese das plantas. Todos os dias, ao longo deste tempo, escapa da Terra um pouco desse "nosso" gás. Muito pouco, mas o suficiente para ter sido detetado na Lua.

Uma equipa liderada por Kentaro Terada da Universidade de Osaka analisou os dados enviados pela sonda japonesa Selenological and Engineering Explorer, ou Kaguya, da agência espacial japonesa JAXA. Os cientistas descobriram que um determinado isótopo de oxigénio estava presente no solo lunar, isótopo esse que só existe na Terra.

As rochas da Lua têm recebido pequenas quantidades de oxigénio dos seres vivos da Terra, revelam os cientistas no estudo publicado na revista Nature.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

Osaka University/NASA

  • China planeia lançar nova sonda lunar em novembro

    Mundo

    A China planeia lançar, em finais de novembro, a sua nova sonda lunar, a Chang E-5, a primeira projetada para regressar à Terra, informou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), citada pela imprensa oficial. Esta missão, que será também a primeira a recolher amostras de forma automatizada, cumpre-se quatro anos depois do lançamento da última sonda lunar chinesa, que cessou operações em agosto passado.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00