sicnot

Perfil

Mundo

Lua está a receber oxigénio da Terra

A Lua e a Terra fotografadas a partir da Estação Espacial Internacional pelo coronel Chris Hadfield da Agência Espacial Canadiana / Reuters

© NASA NASA / Reuters

As plantas terrestres estão a enviar oxigénio para a Lua, revela uma sonda japonesa que detetou partículas de oxigénio no solo lunar. Isto não significa, no entanto, que a Lua venha a ter nos próximos tempos uma atmosfera respirável.

Quase todo o oxigénio que existe na atmosfera terrestre nos últimos 2,5 mil milhões de anos é produzido pela fotossíntese das plantas. Todos os dias, ao longo deste tempo, escapa da Terra um pouco desse "nosso" gás. Muito pouco, mas o suficiente para ter sido detetado na Lua.

Uma equipa liderada por Kentaro Terada da Universidade de Osaka analisou os dados enviados pela sonda japonesa Selenological and Engineering Explorer, ou Kaguya, da agência espacial japonesa JAXA. Os cientistas descobriram que um determinado isótopo de oxigénio estava presente no solo lunar, isótopo esse que só existe na Terra.

As rochas da Lua têm recebido pequenas quantidades de oxigénio dos seres vivos da Terra, revelam os cientistas no estudo publicado na revista Nature.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

A figura mostra como os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua.

Osaka University/NASA

  • China planeia lançar nova sonda lunar em novembro

    Mundo

    A China planeia lançar, em finais de novembro, a sua nova sonda lunar, a Chang E-5, a primeira projetada para regressar à Terra, informou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), citada pela imprensa oficial. Esta missão, que será também a primeira a recolher amostras de forma automatizada, cumpre-se quatro anos depois do lançamento da última sonda lunar chinesa, que cessou operações em agosto passado.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.