sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Trump ao Reino Unido coloca Rainha numa "situação muito difícil"

© POOL New / Reuters

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de convidar Donald Trump a visitar o Reino Unido colocou a Rainha Isabel II numa "situação muito difícil", revelou um ex-responsável do gabinete de relações externas de Downing Street. Em declarações à BBC, Lord Ricketts disse que a rapidez do convite o "surpreendeu".

Uma petição a apelar ao cancelamento da visita de estado do Presidente norte-americano já reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas. Uma iniciativa contrária, de apoio à deslocação de Trump, juntou mais de 70 mil assinaturas.

Esta segunda-feira, milhares de pessoas manifestaram-se no Reino Unido contra o decreto anti-imigração de Trump, que afecta sete países muçulmanos.

Numa entrevista ao programa "Today", da BBC Radio, Peter Forbes Ricketts disse que este tipo de visita costuma ser realizada no final do mandato presidencial e considerou que a Rainha gostaria de receber o Presidente dos EUA numa "visita amigável, num ambiente mais ameno", em vez de numa visita de caráter político, como pretende Theresa May.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.