sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Trump ao Reino Unido coloca Rainha numa "situação muito difícil"

© POOL New / Reuters

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de convidar Donald Trump a visitar o Reino Unido colocou a Rainha Isabel II numa "situação muito difícil", revelou um ex-responsável do gabinete de relações externas de Downing Street. Em declarações à BBC, Lord Ricketts disse que a rapidez do convite o "surpreendeu".

Uma petição a apelar ao cancelamento da visita de estado do Presidente norte-americano já reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas. Uma iniciativa contrária, de apoio à deslocação de Trump, juntou mais de 70 mil assinaturas.

Esta segunda-feira, milhares de pessoas manifestaram-se no Reino Unido contra o decreto anti-imigração de Trump, que afecta sete países muçulmanos.

Numa entrevista ao programa "Today", da BBC Radio, Peter Forbes Ricketts disse que este tipo de visita costuma ser realizada no final do mandato presidencial e considerou que a Rainha gostaria de receber o Presidente dos EUA numa "visita amigável, num ambiente mais ameno", em vez de numa visita de caráter político, como pretende Theresa May.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.