sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Trump ao Reino Unido coloca Rainha numa "situação muito difícil"

© POOL New / Reuters

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de convidar Donald Trump a visitar o Reino Unido colocou a Rainha Isabel II numa "situação muito difícil", revelou um ex-responsável do gabinete de relações externas de Downing Street. Em declarações à BBC, Lord Ricketts disse que a rapidez do convite o "surpreendeu".

Uma petição a apelar ao cancelamento da visita de estado do Presidente norte-americano já reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas. Uma iniciativa contrária, de apoio à deslocação de Trump, juntou mais de 70 mil assinaturas.

Esta segunda-feira, milhares de pessoas manifestaram-se no Reino Unido contra o decreto anti-imigração de Trump, que afecta sete países muçulmanos.

Numa entrevista ao programa "Today", da BBC Radio, Peter Forbes Ricketts disse que este tipo de visita costuma ser realizada no final do mandato presidencial e considerou que a Rainha gostaria de receber o Presidente dos EUA numa "visita amigável, num ambiente mais ameno", em vez de numa visita de caráter político, como pretende Theresa May.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.