sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Trump ao Reino Unido coloca Rainha numa "situação muito difícil"

© POOL New / Reuters

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de convidar Donald Trump a visitar o Reino Unido colocou a Rainha Isabel II numa "situação muito difícil", revelou um ex-responsável do gabinete de relações externas de Downing Street. Em declarações à BBC, Lord Ricketts disse que a rapidez do convite o "surpreendeu".

Uma petição a apelar ao cancelamento da visita de estado do Presidente norte-americano já reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas. Uma iniciativa contrária, de apoio à deslocação de Trump, juntou mais de 70 mil assinaturas.

Esta segunda-feira, milhares de pessoas manifestaram-se no Reino Unido contra o decreto anti-imigração de Trump, que afecta sete países muçulmanos.

Numa entrevista ao programa "Today", da BBC Radio, Peter Forbes Ricketts disse que este tipo de visita costuma ser realizada no final do mandato presidencial e considerou que a Rainha gostaria de receber o Presidente dos EUA numa "visita amigável, num ambiente mais ameno", em vez de numa visita de caráter político, como pretende Theresa May.

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07