sicnot

Perfil

Mundo

Descobertos restos de um antigo continente

Um grupo de investigadores descobriu restos de um antigo continente, sob as águas das ilhas Maurícias, no oceano Índico. Com o nome de Gondwana, o continente ter-se-á desintegrado há 200 milhões de anos, quando o Madagáscar e a Índia se separaram.

Publicada na revista Nature, a descoberta acontece depois de ter sido encontrado zircónio com três mil milhões de anos, sobre a superfície das ilhas Maurícias.

O grupo de cientistas constatou que não é normal encontrar restos deste antigo mineral na numa ilha tão nova. Deste modo, concluíram que os restos encontrados no oceano Indico são uma parte de crosta, que mais tarde foi coberta por lava, durante as erupções vulcânicas na ilha.

"As Maurícias são uma ilha, e não existem rochas com mais de nove mil milhões de anos na ilha", disse o investigador Lewis Ashwal da Universidade sul-africana de Witwatersrand. "Contudo, ao estudarmos as rochas na ilha, descobrimos o zircónio com quase três mil milhões de anos."

Em tempos, o mundo foi formado por uma gigante massa terrestre, chamada Pangea, que foi separando-se lentamente até formar os continentes conhecidos hoje em dia.

Acredita-se que a Mauritia fez parte de uma "super-continente" chamado Gondwana, que se juntou com o Pangea e mais tarde se separou, formando assim a América do Sul, a Antártida, a África, o Madagáscar e a Austrália.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.