sicnot

Perfil

Mundo

Descobertos restos de um antigo continente

Um grupo de investigadores descobriu restos de um antigo continente, sob as águas das ilhas Maurícias, no oceano Índico. Com o nome de Gondwana, o continente ter-se-á desintegrado há 200 milhões de anos, quando o Madagáscar e a Índia se separaram.

Publicada na revista Nature, a descoberta acontece depois de ter sido encontrado zircónio com três mil milhões de anos, sobre a superfície das ilhas Maurícias.

O grupo de cientistas constatou que não é normal encontrar restos deste antigo mineral na numa ilha tão nova. Deste modo, concluíram que os restos encontrados no oceano Indico são uma parte de crosta, que mais tarde foi coberta por lava, durante as erupções vulcânicas na ilha.

"As Maurícias são uma ilha, e não existem rochas com mais de nove mil milhões de anos na ilha", disse o investigador Lewis Ashwal da Universidade sul-africana de Witwatersrand. "Contudo, ao estudarmos as rochas na ilha, descobrimos o zircónio com quase três mil milhões de anos."

Em tempos, o mundo foi formado por uma gigante massa terrestre, chamada Pangea, que foi separando-se lentamente até formar os continentes conhecidos hoje em dia.

Acredita-se que a Mauritia fez parte de uma "super-continente" chamado Gondwana, que se juntou com o Pangea e mais tarde se separou, formando assim a América do Sul, a Antártida, a África, o Madagáscar e a Austrália.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.