sicnot

Perfil

Mundo

Estado do Missouri executa homem pela morte de mulher e duas crianças em 1998

© Handout . / Reuters

O estado norte-americano de Missouri executou na terça-feira Mark Christeson, de 37 anos, condenado à morte por violar e assassinar uma mulher e matar depois os seus dois filhos em 1998.

Christeson foi declarado morto às 19:05 (01:05 de quarta-feira em Lisboa), oito minutos depois de receber uma injeção letal na prisão de Bonne Terre, informou o Departamento Correcional de Missouri.

A 31 de janeiro de 1998, Christeson e o seu primo Jesse Carter saíram da casa de um familiar, onde viviam, e dirigiram-se para casa de uma vizinha. Christeson e Carter, com 18 e 17 anos respetivamente, tinham a intenção de roubar o carro da vizinha, Susan Brouk.

Os primos entraram na casa, amordaçaram as crianças (Adrian de 12 anos e Kyle de 9), e Christeson violou Brouk, sob a ameaça de uma arma, no quarto da filha.

No entanto, de acordo com confissões posteriores, Adrian reconheceu Carter e por esse motivo Christeson decidiu assassiná-los a todos.

Os dois homens obrigaram Brouk e os filhos a entrar no carro da família e levaram-nos para uma lagoa nas redondezas, onde os afogaram após os ferir gravemente com arma branca.

Dias depois, alertados para o desaparecimento, as autoridades avistaram de helicóptero os corpos da família a flutuar na lagoa.

Nove dias depois os primos foram detidos na Califórnia, para onde tinham fugido com o dinheiro conseguido através da venda dos objetos que roubaram da casa de Brouk.

Durante o julgamento, em 1999, Carter conseguiu um acordo com o Ministério Público e foi condenado a prisão perpétua, depois de testemunhar contra o seu primo Mark, que recebeu a pena capital.

Christeson tornou-se o quarto réu executado este ano nos Estados Unidos e o 1.446.º desde que o Supremo Tribunal restituiu esta pena há quatro décadas. O estado do Missouri executou 88 desses presos.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.