sicnot

Perfil

Mundo

Irão confirma teste de míssil, mas garante que não viola acordo nuclear

Arquivo Reuters

© Reuters Photographer / Reuter

O ministro da Defesa iraniano, o general Hossein Dehghan, confirmou esta quarta-feira a realização de um ensaio com um míssil, denunciado pelos EUA, mas afirmou que o teste não constitui uma violação do acordo nuclear, noticia a agência Isna.

"Esta ação não está em contradição com o acordo nuclear nem com a resolução 2231", declarou Dehghan, acrescentando que "este ensaio surge na continuação do programa defensivo" do Irão.

A resolução 2231 "pede ao Irão que não realize qualquer atividade ligada a mísseis balísticos concebidos para transportar uma ogiva nuclear".

O Irão sempre disse que os seus mísseis não são concebidos para transportar armas nucleares.

"Nós temos um programa para produzir equipamentos defensivos no quadro dos nossos interesses nacionais e ninguém pode influenciar a nossa decisão", acrescentou.

A nova embaixadora norte-americana junto da ONU, Nikki Haley, afirmou na terça-feira que o teste feito no domingo pelo Irão de um míssil balístico de médio alcance é "absolutamente inaceitável".

"Confirmámos que o Irão testou um míssil de tamanho médio a 29 de janeiro, domingo. É absolutamente inaceitável", declarou no final de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, à porta fechada, sobre o assunto.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.