sicnot

Perfil

Mundo

Norte-americano com demência abandonado num parque de estacionamento no Reino Unido

Um norte-americano de 76 anos, com demência, terá sido deixado sozinho num parque de estacionamento, no Reino Unido, pela mulher e pelo filho. Um caso polémico, que causou uma extensa investigação e que, após vários meses, começou a ter respostas.

O caso aconteceu em novembro de 2015. Roger Curry foi abandonado sem qualquer documento de identificação.

O homem não se lembrava de quem era nem de onde vinha e foi precisamente nessa altura que a BBC começou a tentar descobrir quem era Roger Curry.

O programa "Panorama", da conceituada cadeia televisiva britânica, viajou até aos Estados Unidos para investigar o caso. Os mais recentes desenvolvimentos foram conhecidos na segunda-feira, em mais uma emissão dedicada à história de Roger, e em documentos judiciais norte-americanos, recolhidos pela investigação, pode ler-se que "no final de 2015, o sr. Curry foi secretamente levado para Inglaterra pela mulher Mary Curry e pelo filho Kevin Curry, e foi lá abandonado."

Antes, havia sido lançado um apelo internacional para tentar descobrir quem era afinal aquele homem com sotaque americano. Depois do apelo, um telespectador referiu ter encontrado na internet uma fotografia antiga em que parecia estar uma versão mais jovem de Roger. A imagem pertencia a uma turma de uma escola secundária de Washington e era datada de 1958. Nela, podia ver-se um estudante de 18 anos chamado Roger Curry.

Os jornalistas da BBC ligaram então o Roger Curry da imagem a uma casa que tinha ficado completamente destruída por um incêndio, nos arredores de Los Angeles. Os vizinhos identificaram Roger como um antigo enfermeiro, casado e com dois filhos, e lembraram como a casa da família tinha sido destruída pelo fogo a meio da noite.

A certa altura, Roger e a mulher, que estaria doente, acampavam no jardim da casa agora destruída. Três meses depois, Roger Curry foi encontrado na cidade inglesa de Hereford.

Em julho, Roger regressou aos Estados Unidos onde se encontra sob o cuidado das autoridades em Los Angeles.

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28