sicnot

Perfil

Mundo

Rússia, Brasil, EUA e Portugal ajudam no combate aos incêndios no Chile

Esteban Felix

A Rússia, Brasil, Estados Unidos e Portugal já enviaram meios de ajuda para combater os incêndios que estão a devastar o Chile. Estima-se que as chamas já tenham queimado mais de 400 mil hectares de mato e floresta, tendo já sido considerados os piores fogos florestais de sempre na história do país.

O Governo do país já decretou o estado de catástrofe natural e alerta para o perigo de novos fogos surgirem nos próximos dias devido às altas temperatuas que se fazem sentir.

Nos últimos dias morreram pelo menos onze pessoas.

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.