sicnot

Perfil

Mundo

"Shooless": a teoria que descalça os miúdos na escola e os faz ter melhores notas

© Damir Sagolj / Reuters

Esta é, pelo menos, a conclusão de uma escola primária inglesa que acredita nos benefícios da aprendizagem com crianças em ambiente " Shoeless", ou seja, sem sapatos. Sem sapatos, de chinelos, de meias ou qualquer outra coisa que liberte as crianças do desconforto e da compressão a eles associados.

A escola primária de Findern em Derbyshire, Inglaterra, permitiu que os seus alunos usassem chinelos na sala de aula depois de um estudo sugerir que esta condição os ajudaria a obter melhores notas. A ideia foi inspirada em Stephen Heppell, um professor da Universidade de Bournemouth, que estudou o tema durante 10 anos em 25 países e que concluiu que as crianças se comportavam melhor sem sapatos.

A aprendizagem "Shoeless" tem vindo a ser adotada em escolas da Escandinávia e Nova Zelândia.

A diretora da escola, Emma Tichener, seguiu a sugestão e observou que, realmente, os alunos ficaram "mais relaxados".

"Estamos a verificar que as crianças parecem mais relaxadas e mais calmas do que o habitual. Esperamos que com o tempo possamos medir os seus progressos e ver se fez diferença.Estamos à procura de ideias diferentes para melhorar a experiência dos nossos alunos, por isso, se isto funcionar, poderá tornar-se permanente e alargada fora da esfera da primária."

No entanto, a abordagem tenta "apenas melhorar" a aprendizagem dos alunos e "não é uma parte obrigatória" da política da escola.

A academia West Thornton, em Croydon, também tem várias zonas de estudo "shoeless" na escola.

Segundo a professora Ayla Arli, as crianças sentem-se mais confortáveis e as notas melhoram. "Nós vimos definitivamente uma mudança no comportamento". É muito mais calmo nas zonas de aprendizagem, os níveis de ruído caíram. Isto não é apenas um truque, isto realmente tem um impacto na aprendizagem."

© Ivan Alvarado / Reuters

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC