sicnot

Perfil

Mundo

Trump insinua mudança de regras no Senado caso democratas bloqueiem juiz para o Supremo

© Carlos Barria / Reuters

O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu esta quarta-feira que o líder republicano do Senado poderá ter de atuar de "forma incisiva" caso exista um eventual bloqueio político no processo de confirmação do juiz Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal.

A declaração de Donald Trump, citada pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), não é uma referência direta a uma possível alteração das regras na câmara alta do Congresso (responsável pela aprovação do juiz nomeado na terça-feira pelo chefe de Estado norte-americano), mas está a ser interpretada dessa forma.

Em declarações aos jornalistas, Trump afirmou se os democratas do Senado tentarem bloquear a nomeação do juiz conservador Neil Gorsuch então irá dizer ao líder da maioria republicana na câmara alta do Congresso, Mitch McConnel, para ser "incisivo".

"Se puder, Mitch, seja incisivo, porque seria absolutamente vergonhoso se um homem desta qualidade fosse apanhado nesta rede de interesses", declarou.

Estas afirmações de Trump aconteceram momentos depois dos republicanos, em maioria no Senado, terem alterado as regras de votação para conseguir a aprovação, em comissão, dos nomeados pelo Presidente norte-americano para as pastas das Finanças e da Saúde.

Os nomes foram aprovados com a ausência dos democratas, uma vez que a regra suspensa foi a que exige que pelo menos um democrata esteja presente na votação.

Tratou-se da mais recente escalada de tensão partidária no Congresso dos Estados Unidos.

Os democratas boicotaram a reunião da comissão, tendo pedido tempo para recolher mais informação sobre os nomeados, considerando existirem dúvidas sobre os seus antecedentes financeiros.

Steve Mnuchin e Tom Price foram aprovados para secretário das Finanças e da Saúde, respetivamente, pela comissão de Finanças por 14 votos a favor cada e sem votos contra.

Depois da morte inesperada em fevereiro de 2016 do magistrado conservador Antonin Scalia, a então administração de Barack Obama propôs, em março de 2016, o nome do moderado Merrick Garland para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, mas a maioria republicana do Senado optou na altura por adiar a aprovação do magistrado e a nomeação ficou bloqueada.O 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido) controla atualmente as duas câmaras do Congresso norte-americano: Senado e Câmara dos Representantes (câmara baixa).

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.