sicnot

Perfil

Mundo

UE adverte Israel que novos colonatos podem tornar impossível solução de dois Estados

© Ruben Sprich / Reuters

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE) Federica Mogherini advertiu esta quarta-feira Israel de que a decisão de construir 3.000 novos fogos em colonatos nos territórios palestinianos ocupados pode "tornar impossível" a solução de dois Estados.

O anúncio "marca uma tendência muito preocupante e coloca um desafio direto às perspetivas de uma solução viável de dois Estados, que é cada vez mais difícil e corre o risco de se tornar impossível", afirmou Mogherini num comunicado.

Israel anunciou na terça-feira a construção de 3.000 novas residências na Cisjordânia, o quarto anúncio do género desde a tomada de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a 20 de janeiro.

A UE "lamenta profundamente que Israel avance com isto, apesar das contínuas e graves preocupação e objeções internacionais, constantemente suscitadas a todos os níveis", afirmou Mogherini.

Os colonatos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental são considerados ilegais à luz do Direito Internacional e importantes obstáculos à paz.

"Uma solução negociada de dois Estados é a única maneira de corresponder às aspirações legítimas de ambas as partes e de alcançar uma paz duradoura", disse.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.