sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia e México decidem acelerar negociações comerciais

© Toby Melville / Reuters

A União Europeia e o México acordaram esta quarta-feira "acelerar o ritmo das negociações" para modernizar e ampliar o acordo de comércio livre que celebraram em 2000, tendo agendado as duas próximas rondas negociais para abril e junho próximos, anunciou a Comissão Europeia.

Numa nota divulgada em Bruxelas, o executivo comunitário anunciou que o calendário das próximas rondas de negociações (de 03 a 07 de abril e de 26 a 29 de junho) foi acertado entre a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, e o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, numa conversa telefónica.

No âmbito deste novo calendário, UE e México acordaram também reunir-se na Cidade do México entre as negociações de abril e junho, "a fim de fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores".

Em 2016, UE e México iniciaram negociações para atualizar o Acordo de Comércio Livre existente, que data de 2000, e que, segundo a Comissão Europeia, precisa de ser "modernizado", para ter maior "amplitude e alcance".

Numa declaração conjunta, Malmstrom e Guajardo, sem nunca mencionarem a nova política protecionista defendida pela administração norte-americana liderada por Donald Trump, sublinham a necessidade de UE e México, "lado a lado, enquanto parceiros com posições semelhantes", defenderem "a ideia de uma cooperação aberta à escala global", numa altura em que se assiste a "um aumento preocupante do protecionismo em todo o mundo".

De acordo com dados da Comissão, entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre UE e México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre em vigor.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC