sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano manifesta "preocupação" com decisões de Trump sobre refugiados e México

© POOL New / Reuters

O Vaticano manifestou esta quarta-feira "preocupação" em relação às decisões de Donald Trump relativas à construção de um muro entre Estados Unidos e México e à proibição de entrada nos Estados Unidos de nacionais de sete países muçulmanos.

"Naturalmente, há preocupações", afirmou o número três na hierarquia do Vaticano, o vice-secretário de Estado Giovanni Angelo Becciu, em declarações à estação de televisão católica, TV2000, em resposta a uma questão relativa à atuação política do novo Presidente norte-americano nos seus primeiros dias de investidura.

"Nós somos construtores de pontes, e não de paredes, e todos os cristãos deveriam reafirmar esta mensagem com veemência", acrescentou. Becciu sublinhou ainda que o Papa Francisco tem reiterado a necessidade de "integrar aqueles que chegam à nossa sociedade, à nossa cultura".

Poucos dias depois de se instalar na Casa Branca, Donald Trump formalizou uma das suas mais sonantes promessas eleitorais, assinando no passado dia 25 de janeiro uma ordem executiva que visa atribuir fundos federais para a planificação e a construção de um muro fronteiriço entre os Estados Unidos e o México, com uma extensão de cerca de 3 mil quilómetros.

Na passada sexta-feira, o novo chefe de Estado norte-americano suspendeu também a entrada de refugiados nos Estados Unidos por, pelo menos, 120 dias e impôs a proibição de entrada a viajantes oriundos do Irão, Iraque, Iémen, Somália, Líbia, Síria e Sudão durante três meses.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC