sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano manifesta "preocupação" com decisões de Trump sobre refugiados e México

© POOL New / Reuters

O Vaticano manifestou esta quarta-feira "preocupação" em relação às decisões de Donald Trump relativas à construção de um muro entre Estados Unidos e México e à proibição de entrada nos Estados Unidos de nacionais de sete países muçulmanos.

"Naturalmente, há preocupações", afirmou o número três na hierarquia do Vaticano, o vice-secretário de Estado Giovanni Angelo Becciu, em declarações à estação de televisão católica, TV2000, em resposta a uma questão relativa à atuação política do novo Presidente norte-americano nos seus primeiros dias de investidura.

"Nós somos construtores de pontes, e não de paredes, e todos os cristãos deveriam reafirmar esta mensagem com veemência", acrescentou. Becciu sublinhou ainda que o Papa Francisco tem reiterado a necessidade de "integrar aqueles que chegam à nossa sociedade, à nossa cultura".

Poucos dias depois de se instalar na Casa Branca, Donald Trump formalizou uma das suas mais sonantes promessas eleitorais, assinando no passado dia 25 de janeiro uma ordem executiva que visa atribuir fundos federais para a planificação e a construção de um muro fronteiriço entre os Estados Unidos e o México, com uma extensão de cerca de 3 mil quilómetros.

Na passada sexta-feira, o novo chefe de Estado norte-americano suspendeu também a entrada de refugiados nos Estados Unidos por, pelo menos, 120 dias e impôs a proibição de entrada a viajantes oriundos do Irão, Iraque, Iémen, Somália, Líbia, Síria e Sudão durante três meses.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22