sicnot

Perfil

Mundo

Mercearias de iemenitas fecham em Nova Iorque em protesto contra Trump

© Brendan McDermid / Reuters

Um grupo de empresários iemenitas vai encerrar as suas mercearias em Nova Iorque em protesto contra a ordem executiva do Presidente Donald Trump, que impede a entrada no país de pessoas de sete países muçulmanos, incluindo o Iémen.

O encerramento em massa vai acontecer entre o meio-dia e as 20:00 desta quinta-feira.

Os organizadores dizem que centenas de lojas em toda a cidade devem aderir. Estima-se que vários milhares de lojas de bairro são detidas por iemenitas.

A ordem executiva de Trump impede a entrada a pessoas do Iémen, Iraque, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Síria por 90 dias e suspende o programa de acolhimento de refugiados, e já resultou na detenção de vários viajantes.

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02