sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita continua a evacuar sinagoga de Amona ocupada por jovens

Ariel Schalit

A polícia israelita continua esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, a evacuar o colonato judeu de Amona, onde dezenas de jovens permanecem ainda barricados dentro da sinagoga.

Nas últimas horas, agentes da polícia entraram à força na casa do líder do grupo de resistência que se nega a abandonar o lugar, contrariando uma ordem de despejo do Supremo Tribunal.

Na manhã desta quinta-feira, dezenas de jovens permaneciam barricados na sinagoga, onde a polícia tenta chegar a uma solução negociada, tendo em conta a sensibilidade religiosa de invadir um templo à força, informa a imprensa local.

"Falei com as forças de segurança para as acalmar, e para que os jovens não acabem feridos", disse Yair Frank, rabino do colonato e mediador entre as partes, segundo o portal de notícias Ynet.

Os ocupantes colocaram barras de ferro nas portas e janelas para impedir a entrada da polícia, que esta manhã permitiu a entrada de alguns jovens pelas janelas para que pudessem rezar pela última vez no local.

A evacuação do colonato, situado no coração do território palestiniano ocupado da Cisjordânia, começou na quarta-feira de manhã com o destacamento de cerca de 3.000 agentes e continuou pela madrugada.

No total, a polícia deu conta de 24 agentes feridos em distúrbios, e mais de 400 desalojados, entre residentes e manifestantes de outros locais que se deslocaram ao local para prestar apoio.

A evacuação de Amona foi ordenada pelo Supremo Tribunal israelita já que este colonato judeu, ao contrário de outros, foi erguido em propriedade privada palestiniana.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC