sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita continua a evacuar sinagoga de Amona ocupada por jovens

Ariel Schalit

A polícia israelita continua esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, a evacuar o colonato judeu de Amona, onde dezenas de jovens permanecem ainda barricados dentro da sinagoga.

Nas últimas horas, agentes da polícia entraram à força na casa do líder do grupo de resistência que se nega a abandonar o lugar, contrariando uma ordem de despejo do Supremo Tribunal.

Na manhã desta quinta-feira, dezenas de jovens permaneciam barricados na sinagoga, onde a polícia tenta chegar a uma solução negociada, tendo em conta a sensibilidade religiosa de invadir um templo à força, informa a imprensa local.

"Falei com as forças de segurança para as acalmar, e para que os jovens não acabem feridos", disse Yair Frank, rabino do colonato e mediador entre as partes, segundo o portal de notícias Ynet.

Os ocupantes colocaram barras de ferro nas portas e janelas para impedir a entrada da polícia, que esta manhã permitiu a entrada de alguns jovens pelas janelas para que pudessem rezar pela última vez no local.

A evacuação do colonato, situado no coração do território palestiniano ocupado da Cisjordânia, começou na quarta-feira de manhã com o destacamento de cerca de 3.000 agentes e continuou pela madrugada.

No total, a polícia deu conta de 24 agentes feridos em distúrbios, e mais de 400 desalojados, entre residentes e manifestantes de outros locais que se deslocaram ao local para prestar apoio.

A evacuação de Amona foi ordenada pelo Supremo Tribunal israelita já que este colonato judeu, ao contrário de outros, foi erguido em propriedade privada palestiniana.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.