sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita continua a evacuar sinagoga de Amona ocupada por jovens

Ariel Schalit

A polícia israelita continua esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, a evacuar o colonato judeu de Amona, onde dezenas de jovens permanecem ainda barricados dentro da sinagoga.

Nas últimas horas, agentes da polícia entraram à força na casa do líder do grupo de resistência que se nega a abandonar o lugar, contrariando uma ordem de despejo do Supremo Tribunal.

Na manhã desta quinta-feira, dezenas de jovens permaneciam barricados na sinagoga, onde a polícia tenta chegar a uma solução negociada, tendo em conta a sensibilidade religiosa de invadir um templo à força, informa a imprensa local.

"Falei com as forças de segurança para as acalmar, e para que os jovens não acabem feridos", disse Yair Frank, rabino do colonato e mediador entre as partes, segundo o portal de notícias Ynet.

Os ocupantes colocaram barras de ferro nas portas e janelas para impedir a entrada da polícia, que esta manhã permitiu a entrada de alguns jovens pelas janelas para que pudessem rezar pela última vez no local.

A evacuação do colonato, situado no coração do território palestiniano ocupado da Cisjordânia, começou na quarta-feira de manhã com o destacamento de cerca de 3.000 agentes e continuou pela madrugada.

No total, a polícia deu conta de 24 agentes feridos em distúrbios, e mais de 400 desalojados, entre residentes e manifestantes de outros locais que se deslocaram ao local para prestar apoio.

A evacuação de Amona foi ordenada pelo Supremo Tribunal israelita já que este colonato judeu, ao contrário de outros, foi erguido em propriedade privada palestiniana.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.