sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita continua a evacuar sinagoga de Amona ocupada por jovens

Ariel Schalit

A polícia israelita continua esta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, a evacuar o colonato judeu de Amona, onde dezenas de jovens permanecem ainda barricados dentro da sinagoga.

Nas últimas horas, agentes da polícia entraram à força na casa do líder do grupo de resistência que se nega a abandonar o lugar, contrariando uma ordem de despejo do Supremo Tribunal.

Na manhã desta quinta-feira, dezenas de jovens permaneciam barricados na sinagoga, onde a polícia tenta chegar a uma solução negociada, tendo em conta a sensibilidade religiosa de invadir um templo à força, informa a imprensa local.

"Falei com as forças de segurança para as acalmar, e para que os jovens não acabem feridos", disse Yair Frank, rabino do colonato e mediador entre as partes, segundo o portal de notícias Ynet.

Os ocupantes colocaram barras de ferro nas portas e janelas para impedir a entrada da polícia, que esta manhã permitiu a entrada de alguns jovens pelas janelas para que pudessem rezar pela última vez no local.

A evacuação do colonato, situado no coração do território palestiniano ocupado da Cisjordânia, começou na quarta-feira de manhã com o destacamento de cerca de 3.000 agentes e continuou pela madrugada.

No total, a polícia deu conta de 24 agentes feridos em distúrbios, e mais de 400 desalojados, entre residentes e manifestantes de outros locais que se deslocaram ao local para prestar apoio.

A evacuação de Amona foi ordenada pelo Supremo Tribunal israelita já que este colonato judeu, ao contrário de outros, foi erguido em propriedade privada palestiniana.

Lusa

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.