Senador brasileiro Aécio Neves acusado de receber suborno em Minas Gerais

© Ueslei Marcelino / Reuters
02.02.2017 19h34
O senador brasileiro Aécio Neves, que concorreu contra a ex-Presidente Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais, teria participado num esquema de corrupção em Minas Gerais, disse o ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior, noticia esta quinta-feira a imprensa brasileira.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso a partes da delação premiada (colaboração em troca da redução da pena) de Benedicto Junior na investigação relacionada com a operação Lava Jato, que pesquisa crimes de corrupção na Petrobras e noutros órgãos públicos do Brasil.
Nessa confissão perante a investigação em curso, o executivo da Odebrecht afirmou que reuniu-se com Aécio Neves para tratar de um esquema de fraude na licitação da obra da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, para favorecer grandes construtoras.
Aécio Neves teria orientado o ex-executivo da Odebrecht e membros de outras construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho, um conhecido colaborador de suas campanhas.
De acordo com o depoimento, Oswaldo Borges da Costa Filho definiu uma percentagem de suborno em troca de favorecimento na licitação, com valores entre 2,5% e 3% sobre o total dos contratos.
A Folha de S.Paulo pediu um comentário ao senador, que comunicado repudiou o teor do relato de Benedicto Júnior e defendeu o fim do sigilo sobre as delações premiadas coletadas nas investigações da operação Lava Jato.
Não é a primeira vez que Aécio Neves é citado nas investigações de corrupção no Brasil, tendo sido mencionado por outros delatores e também apareceu numa lista de subornos pagos a dirigentes políticos, confiscada no interior da Odebrecht em que é designado por "mineirinho".
Lusa
Relacionados
-
Lula lidera nas intenções de voto para primeira volta das presidenciais de 2018
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, arguido em três processos, lidera nas intenções de voto para a primeira volta das presidenciais brasileiras de 2018, segundo uma sondagem do instituto Datafolha divulgada hoje.
-
Mais de metade dos brasileiros desaprovam Governo de Temer
Mais de 51% dos brasileiros desaprovam o desempenho pessoal do Presidente brasileiro, Michel Temer, cujo Governo apenas conta com a aprovação de 14,6% dos entrevistados, de acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira.
-
Tribunal Superior Eleitoral suspeita de contas na campanha de Dilma
Peritos do Tribunal Superior Eleitoral (STE) do Brasil encontraram falhas nas contas de três gráficas contratadas pela campanha de 2014, que ditou a reeleição de Dilma Rousseff para Presidente e de Michel Temer para seu vice.
-
Rodrigo Maia eleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil
O deputado brasileiro do partido Democratas (DEM) Rodrigo Maia foi hoje eleito presidente da Câmara dos Deputados (câmara baixa do Congresso do Brasil).
Na Homepage
-
Veja aqui o Arsenal - Atlético Madrid
Acompanhe a transmissão da SIC da receção do Arsenal ao Atlético de Madrid, em Londres, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Direto
26.04.2018 às 19h55
- 0:54
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
-
Mulheres lembram-se melhor dos homens vistos como potenciais parceiros
Um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro revela que a memória "é mais eficaz" quando está em causa a seleção de um parceiro sexual, referiu esta quinta-feira fonte académica.
26.04.2018 às 18h22
- 1:42
- 1:27
- 3:03
- 1:30