sicnot

Perfil

Mundo

Senador brasileiro Aécio Neves acusado de receber suborno em Minas Gerais

© Ueslei Marcelino / Reuters

O senador brasileiro Aécio Neves, que concorreu contra a ex-Presidente Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais, teria participado num esquema de corrupção em Minas Gerais, disse o ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior, noticia esta quinta-feira a imprensa brasileira.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso a partes da delação premiada (colaboração em troca da redução da pena) de Benedicto Junior na investigação relacionada com a operação Lava Jato, que pesquisa crimes de corrupção na Petrobras e noutros órgãos públicos do Brasil.

Nessa confissão perante a investigação em curso, o executivo da Odebrecht afirmou que reuniu-se com Aécio Neves para tratar de um esquema de fraude na licitação da obra da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, para favorecer grandes construtoras.

Aécio Neves teria orientado o ex-executivo da Odebrecht e membros de outras construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho, um conhecido colaborador de suas campanhas.

De acordo com o depoimento, Oswaldo Borges da Costa Filho definiu uma percentagem de suborno em troca de favorecimento na licitação, com valores entre 2,5% e 3% sobre o total dos contratos.

A Folha de S.Paulo pediu um comentário ao senador, que comunicado repudiou o teor do relato de Benedicto Júnior e defendeu o fim do sigilo sobre as delações premiadas coletadas nas investigações da operação Lava Jato.

Não é a primeira vez que Aécio Neves é citado nas investigações de corrupção no Brasil, tendo sido mencionado por outros delatores e também apareceu numa lista de subornos pagos a dirigentes políticos, confiscada no interior da Odebrecht em que é designado por "mineirinho".

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".