sicnot

Perfil

Mundo

Senador brasileiro Aécio Neves acusado de receber suborno em Minas Gerais

© Ueslei Marcelino / Reuters

O senador brasileiro Aécio Neves, que concorreu contra a ex-Presidente Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais, teria participado num esquema de corrupção em Minas Gerais, disse o ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior, noticia esta quinta-feira a imprensa brasileira.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso a partes da delação premiada (colaboração em troca da redução da pena) de Benedicto Junior na investigação relacionada com a operação Lava Jato, que pesquisa crimes de corrupção na Petrobras e noutros órgãos públicos do Brasil.

Nessa confissão perante a investigação em curso, o executivo da Odebrecht afirmou que reuniu-se com Aécio Neves para tratar de um esquema de fraude na licitação da obra da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, para favorecer grandes construtoras.

Aécio Neves teria orientado o ex-executivo da Odebrecht e membros de outras construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho, um conhecido colaborador de suas campanhas.

De acordo com o depoimento, Oswaldo Borges da Costa Filho definiu uma percentagem de suborno em troca de favorecimento na licitação, com valores entre 2,5% e 3% sobre o total dos contratos.

A Folha de S.Paulo pediu um comentário ao senador, que comunicado repudiou o teor do relato de Benedicto Júnior e defendeu o fim do sigilo sobre as delações premiadas coletadas nas investigações da operação Lava Jato.

Não é a primeira vez que Aécio Neves é citado nas investigações de corrupção no Brasil, tendo sido mencionado por outros delatores e também apareceu numa lista de subornos pagos a dirigentes políticos, confiscada no interior da Odebrecht em que é designado por "mineirinho".

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC