sicnot

Perfil

Mundo

Trump expressou à Austrália aborrecimento com acordo para refugiados

O Presidente dos Estados Unidos expressou ao primeiro-ministro australiano o seu aborrecimento e deceção com o acordo para acolher refugiados detidos naquele país, durante uma conversa "muito cordial", informou esta quinta-feria o porta-voz da Casa Branca.

Nessa chamada "muito cordial", que aconteceu no fim de semana, Donald Trump deixou, no entanto, claro a Malcom Turnbull que está "incrivelmente dececionado" com o acordo, segundo detalhou Sean Spicer na sua conferência de imprensa.

De acordo com o diário The Washington Post, durante a conversa com Turnbull, Trump criticou o acordo do ex-Presidente norte-americano Barack Obama para acolher 1.250 refugiados que a Austrália tem concentrados em centros em Naurau e a na ilha de Manus, que classificou como "o pior" jamais feito.

Segundo o Post, Trump fez saber a Turnbull que a conversa que mantinham era "de longe a pior" de todas as que tinha mantido nesse dia com mandatários internacionais, incluindo o russo Vladimir Putin.

Spicer enfatizou hoje "o respeito" de Trump por Turnbull e o povo da Austrália, mas insistiu que o acordo sobre os refugiados é algo com que o mandatário norte-americano está "extremamente aborrecido", pelas implicações para a segurança do país.

O porta-voz deu a entender que Trump manterá o acordo, mas acrescentou que os refugiados serão submetidos a um processo de "revisão extrema" antes de ingressarem nos Estados Unidos.

Lusa

  • Conversas telefónicas de Trump com líderes mundiais "azedam"

    Mundo

    O telefonema entre o Presidente norte-americano e o primeiro-ministro australiano correu mal. A questão dos refugiados "azedou" a conversa, "até agora, a pior" com líderes mundiais, segundo o próprio Donald Trump. Também a chamada para o homólogo mexicano assumiu um tom ameaçador. Trump avisou Enrique Peña Nieto de que os EUA estão prontos a enviar tropas para o México para deter os "homens maus".

  • Trump diz que estrangeiros nos EUA terão que respeitar valores americanos
    1:11

    Mundo

    Donald Trump voltou também esta quinat-feira a reafirmar que para evitar extremismos, os estrangeiros que vão viver para os EUA, têm de respeitar os valores americanos de liberdade pessoal e religiosa. O Presidente diz que não quer que a ameaça e o medo se espalhem pelo país, que considera ter o sistema de imigração mais generoso em todo o mundo.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC