sicnot

Perfil

Mundo

Baleia dá à costa norueguesa com 30 sacos de plástico no estômago

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Cientistas noruegueses encontraram uma baleia que deu à costa com pelo menos 30 sacos de plástico dentro do estômago. Terje Lislevand, da Universidade de Bergen, explicou que a baleia estava visivelmente doente.

O animal pesava cerca de duas toneladas e teve que ser eutanasiado depois de os cientistas perceberem o quão doente estava.

"O intestino não tinha comida, apenas restos da cabeça de uma lula e uma fina camada de gordura". O motivo? não havia qualquer comida para digerir. Os sacos e resquícios de plástico impediam que o animal fizesse a digestão.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Lislevand diz que o lixo não degradável que a baleia ingeriu foi o principal motivo para que tivesse dado à costa várias vezes.

A carcaça da baleia vai ser preservada e mais tarde exposta na Universidade de Bergan.

Um estudo feito pelo Fórum Económico Mundial estimou que em 2050, em termos de peso, haverá nos oceanos mais plástico do que peixes. A ONU estima que todos os anos são despejados no mar cerca de oito milhões de toneladas de plástico, uma situação que está a colocar em risco a vida marinha.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC