sicnot

Perfil

Mundo

Baleia dá à costa norueguesa com 30 sacos de plástico no estômago

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Cientistas noruegueses encontraram uma baleia que deu à costa com pelo menos 30 sacos de plástico dentro do estômago. Terje Lislevand, da Universidade de Bergen, explicou que a baleia estava visivelmente doente.

O animal pesava cerca de duas toneladas e teve que ser eutanasiado depois de os cientistas perceberem o quão doente estava.

"O intestino não tinha comida, apenas restos da cabeça de uma lula e uma fina camada de gordura". O motivo? não havia qualquer comida para digerir. Os sacos e resquícios de plástico impediam que o animal fizesse a digestão.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Lislevand diz que o lixo não degradável que a baleia ingeriu foi o principal motivo para que tivesse dado à costa várias vezes.

A carcaça da baleia vai ser preservada e mais tarde exposta na Universidade de Bergan.

Um estudo feito pelo Fórum Económico Mundial estimou que em 2050, em termos de peso, haverá nos oceanos mais plástico do que peixes. A ONU estima que todos os anos são despejados no mar cerca de oito milhões de toneladas de plástico, uma situação que está a colocar em risco a vida marinha.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.