sicnot

Perfil

Mundo

Baleia dá à costa norueguesa com 30 sacos de plástico no estômago

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Cientistas noruegueses encontraram uma baleia que deu à costa com pelo menos 30 sacos de plástico dentro do estômago. Terje Lislevand, da Universidade de Bergen, explicou que a baleia estava visivelmente doente.

O animal pesava cerca de duas toneladas e teve que ser eutanasiado depois de os cientistas perceberem o quão doente estava.

"O intestino não tinha comida, apenas restos da cabeça de uma lula e uma fina camada de gordura". O motivo? não havia qualquer comida para digerir. Os sacos e resquícios de plástico impediam que o animal fizesse a digestão.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

Os sacos encontrados no estômago da baleia.

UNIVERSIDADE DE BERGEN

Lislevand diz que o lixo não degradável que a baleia ingeriu foi o principal motivo para que tivesse dado à costa várias vezes.

A carcaça da baleia vai ser preservada e mais tarde exposta na Universidade de Bergan.

Um estudo feito pelo Fórum Económico Mundial estimou que em 2050, em termos de peso, haverá nos oceanos mais plástico do que peixes. A ONU estima que todos os anos são despejados no mar cerca de oito milhões de toneladas de plástico, uma situação que está a colocar em risco a vida marinha.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.