sicnot

Perfil

Mundo

Mau tempo no sul da Europa provoca racionamento de legumes no Reino Unido

© Peter Nicholls / Reuters

As condições meteorológicas sentidas no sul da Europa estão a deixar alguns países do norte do velho continente sem alfaces, brócolos e outros vegetais e vários supermercados do Reino Unido já começaram a racionar a venda destes produtos.

As condições meteorológicas adversas registadas nos últimos tempos no sul da Europa, como longos períodos de seca, chuvas fortes ou vagas de frio, estão a provocar uma quebra da oferta de produtos hortícolas, situação que está a afetar sobretudo os países importadores do norte da Europa.

Supermercados no Reino Unido estavam hoje a racionar o número de alfaces que cada pessoa podia comprar. Outros vegetais, como curgetes, brócolos e repolhos, também escasseiam há vários dias nas prateleiras das lojas britânicas.

Na rede social Twitter, foram divulgadas fotografias que mostravam caixas de legumes vazias nos supermercados e um cartaz informativo onde se podia ler: "Devido aos problemas meteorológicos contínuos em Espanha, há uma escassez de alfaces.

Para proteger a disponibilidade para todos os clientes, estamos a limitar a compra a três por pessoa". Citada pelas agências internacionais, a Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas e Legumes (FEPEX) afirmou que está a tentar manter o fornecimento aos mercados europeus.

Segundo a organização, a produção total de vegetais em Espanha está 30% abaixo dos níveis normais, devido às condições meteorológicas adversas sentidas nos últimos três meses.

O frio e a neve registados em janeiro atrasaram as novas plantações e, segundo a FEPEX, é pouco provável que os níveis de produção sejam recuperados até abril.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.