sicnot

Perfil

Mundo

OSCE denuncia expulsão de jornalista em ato público de Le Pen

© Benoit Tessier / Reuters

A representante da OSCE para a liberdade de imprensa denunciou esta sexta-feira a expulsão de um jornalista francês que perguntou a Marine Le Pen, candidata à presidência francesa, sobre a sua alegada má gestão de fundos como eurodeputada.

"Nenhuma violência, perseguição ou intimidação aos jornalistas é aceitável numa sociedade democrática", advertiu Dunja Mijatovic, responsável pelos 'media' da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) através de um comunicado emitido em Viena.

Mijatovic exprimiu a sua "preocupação" pelo caso do jornalista Paul Larrouturou, da emissora TMC, que foi "violentamente expulso" na quarta-feira por seguranças no decurso de um evento público e quando tentava colocar uma pergunta a Marine Le Pen, a candidata da Frente Nacional (FN, extrema-direita) à presidência francesa.

A representante da OSCE pediu às autoridades francesas uma investigação célere para exigir responsabilidades. Le Pen foi multada pelo Parlamento europeu (PE) por uma suposta irregularidade na gestão de 340.000 euros provenientes do seu salário como eurodeputada, que terá utilizado em despesas de pessoal com funcionários da FN que não efetuavam tarefas relacionadas com as suas funções no PE.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.