sicnot

Perfil

Mundo

Árabes e judeus israelitas protestam em conjunto contra demolição de casas

Árabes e judeus israelitas desfilaram este sábado em conjunto no centro de Telavive para exigir o fim da demolição pelo Governo de casas árabes construídas sem licenças, que as autoridades raramente concedem.

Cerca de 1.000 manifestantes participaram no protesto, muitos com faixas em hebreu e árabe onde se lia "Judeus e árabes juntos", referiu a agência noticiosa Associated Press (AP).

A marcha foi liderada por deputados do partido Meretz (esquerda) e da Lista Conjunta, uma coligação dos principais partidos árabes, ambos na oposição.

Os árabes israelitas acusam o Governo de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de promover a destruição das habitações árabes sem licença para acalmar os colonos judeus que se revoltaram pela destruição do colonato ilegal de Amona, erguido na Cisjordânia ocupada.

As tensões agravaram-se em janeiro, quando a polícia invadiu a povoação árabe de Umm al-Heiran (sul de Israel) para acompanhar as demolições, uma ação que resultou na morte de um polícia e de um árabe.

Os residentes de Amona e apoiantes foram retirados do colonato na quinta-feira, e as suas casas deverão ser demolidas no fim de semana.

Os árabes israelitas são descendentes de palestinianos que permaneceram após a criação do Estado de Israel em 1948. Atualmente constituem 17,5% da população, e acusam as autoridades israelitas de discriminações sistemáticas.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.