sicnot

Perfil

Mundo

Decisão de juiz federal poderá salvar a vida deste bebé

Foto Samad Teghizadeh

Uma bebé iraniana, de quatro meses, vai agora poder entrar nos EUA e fazer a cirurgia que lhe vai salvar a vida. A menina, com problema cardíacos, estava impedida de entrar nos Estados Unidos devido às medidas anti-imigração de Donald Trump. A família tinha viajado até ao Dubai, mas foi repatriada para o Irão. Agora já vai conseguir viajar para os Estados Unidos.

Os pais da pequena Fatemeh tinham já marcada uma reunião com médicos de Portland, Oregon, etse domingo, para discutir o problema cardíaco da bebé.

Embarcaram para o Dubai mas foram impedidos de prosseguir para os EUA. Tiveram de regressar ao Irão.

O tio da criança, Samad Teghizadeh, é cidadão norte-americano e vive em Portland, bem como os avós maternos da menina.

O caso chamou a atenção de autoridades estaduais e federais.

Fatemeh tem problemas cardíacos e precisa de ser operada com urgência. Serão necessárias pelo menos duas cirurgias para resolver os problemas da bebé.

A decisão do juiz federal de Seattle poderá salvar-lhe a vida.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Fim de semana de muito frio e vento forte
    2:08

    País

    Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vem aí mais frio e as temperaturas mínimas negativas vão regressar a alguns pontos do país. Prevê-se também vento intenso para as próximas 48 horas.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC