sicnot

Perfil

Mundo

Anúncio publicitário com "muro de Trump" vetado na Super Bowl

Uma mãe e filha mexicanas que tentam atravessar a fronteira para os Estados Unidos, numa longa e difícil viagem.É este o tema de um anúncio que a Fox exigiu que fosse editado para que pudesse passar na Super Bowl. O anunciante, uma empresa de construção, teve de dividir a história em duas partes e omitir da final de futebol americano o polémico "muro de Trump".

O anúncio da construtora mostrava um gigantesco muro com uma porta de madeira e com a mensagem: "A vontade de ser bem sucedido é sempre bem-vinda aqui". A Fox não gostou da exibição do muro e exigiu que 84 Lumber o editasse.

O anúncio ficou, assim, com duas partes: a versão que foi para o ar no Super Bowl, e que conta apenas o início da jornada, e a parte integral, que só poder ser vista ao aceder ao site.

1ª parte:

Nesta última versão, mãe e filha chegam a pé ao imponente muro. A mãe começa a chorar, enquanto a menina segura uma bandeira dos Estados Unidos feita de farrapos, que foi encontrando ao longo do caminho.

Versão integral:

Logo após a exibição do anúncio online, o site da 84 Lumber ficou inacessível, dada a quantidade de tentativas de acesso.

Seguiu-se uma enchente de comentários nas redes sociais, uns de elogio, outros de crítica.

A 84 Lumber, uma construtora familiar, recusou-se comentar se o anúncio deverá ser conotado como sendo pró ou contra a medida de Trump.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.