sicnot

Perfil

Mundo

Grupo pop de freiras atua para o Papa no México

Um grupo de freiras irá atuar para o Papa Francisco esta quarta-feira. As freiras fazem parte das "Siervas", um grupo pop que se tornou viral na internet em 2016, depois da banda publicar um videoclip no YouTube.

O vídeo "Confía en Dios" (Confia em Deus, em português) já alcançou mais de 600 mil visualizações na plataforma. O videoclip mostra as 12 freiras a tocar instrumentos musicais e a cantarem, envergando os seus mantos religiosos, num heliporto.

"Publicamos o vídeo há uns meses e não conseguimos acreditar o quão popular se tornou", disse Monica - uma das líderes do grupo - à CNN. "Um padre mexicano viu o vídeo e mandou-nos uma mensagem a dizer 'Venham ao México', então nós viemos."

O grupo de freiras - criado no Peru - vai atuar na Ciudad Juárez, a última paragem dos líderes do Vaticano na sua tour pelo México.

A junção entre instrumentos de rock e cânticos religiosos tornou-as populares entre católicos e não-católicos, com quase 70 mil seguidores no Facebook.

Para a irmã Cindy, que toca baixo, esta viagem é um sonho tornado realidade. "Fui ao Brasil em 2013 durante a viagem do Papa ao país, e consegui vê-lo no seu carro. Mas nunca sonhei que poderia vir a atuar para ele", disse à CNN. "Não há palavras para descrever aquilo que estou a sentir agora." Para além de concertos por todo o México, o grupo musical irá atuar também em refeitórios sociais e em escolas.

(c)Lukas Isaac

As freiras esperam que o seu sucesso online possa ajudar a transmitir a sua fé a uma maior audiência. "Deus está sempre presente nas nossas vidas, mesmo durante os tempos mais difíceis", disse a freira Andrea, originalmente da Argentina. "Acho que o nosso vídeo traz uma mensagem universal com a qual as pessoas se identificam."

O grupo foi criado há mais de um ano e tem freiras da China, Japão, Equador, Chile, entre outros. Apesar da diversidade cultural do grupo, as freiras falam a mesma língua quando cantam e expressam a sua "Confiança em Deus".

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.