sicnot

Perfil

Mundo

Grupo pop de freiras atua para o Papa no México

Um grupo de freiras irá atuar para o Papa Francisco esta quarta-feira. As freiras fazem parte das "Siervas", um grupo pop que se tornou viral na internet em 2016, depois da banda publicar um videoclip no YouTube.

O vídeo "Confía en Dios" (Confia em Deus, em português) já alcançou mais de 600 mil visualizações na plataforma. O videoclip mostra as 12 freiras a tocar instrumentos musicais e a cantarem, envergando os seus mantos religiosos, num heliporto.

"Publicamos o vídeo há uns meses e não conseguimos acreditar o quão popular se tornou", disse Monica - uma das líderes do grupo - à CNN. "Um padre mexicano viu o vídeo e mandou-nos uma mensagem a dizer 'Venham ao México', então nós viemos."

O grupo de freiras - criado no Peru - vai atuar na Ciudad Juárez, a última paragem dos líderes do Vaticano na sua tour pelo México.

A junção entre instrumentos de rock e cânticos religiosos tornou-as populares entre católicos e não-católicos, com quase 70 mil seguidores no Facebook.

Para a irmã Cindy, que toca baixo, esta viagem é um sonho tornado realidade. "Fui ao Brasil em 2013 durante a viagem do Papa ao país, e consegui vê-lo no seu carro. Mas nunca sonhei que poderia vir a atuar para ele", disse à CNN. "Não há palavras para descrever aquilo que estou a sentir agora." Para além de concertos por todo o México, o grupo musical irá atuar também em refeitórios sociais e em escolas.

(c)Lukas Isaac

As freiras esperam que o seu sucesso online possa ajudar a transmitir a sua fé a uma maior audiência. "Deus está sempre presente nas nossas vidas, mesmo durante os tempos mais difíceis", disse a freira Andrea, originalmente da Argentina. "Acho que o nosso vídeo traz uma mensagem universal com a qual as pessoas se identificam."

O grupo foi criado há mais de um ano e tem freiras da China, Japão, Equador, Chile, entre outros. Apesar da diversidade cultural do grupo, as freiras falam a mesma língua quando cantam e expressam a sua "Confiança em Deus".

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.