sicnot

Perfil

Mundo

Grupo pop de freiras atua para o Papa no México

Um grupo de freiras irá atuar para o Papa Francisco esta quarta-feira. As freiras fazem parte das "Siervas", um grupo pop que se tornou viral na internet em 2016, depois da banda publicar um videoclip no YouTube.

O vídeo "Confía en Dios" (Confia em Deus, em português) já alcançou mais de 600 mil visualizações na plataforma. O videoclip mostra as 12 freiras a tocar instrumentos musicais e a cantarem, envergando os seus mantos religiosos, num heliporto.

"Publicamos o vídeo há uns meses e não conseguimos acreditar o quão popular se tornou", disse Monica - uma das líderes do grupo - à CNN. "Um padre mexicano viu o vídeo e mandou-nos uma mensagem a dizer 'Venham ao México', então nós viemos."

O grupo de freiras - criado no Peru - vai atuar na Ciudad Juárez, a última paragem dos líderes do Vaticano na sua tour pelo México.

A junção entre instrumentos de rock e cânticos religiosos tornou-as populares entre católicos e não-católicos, com quase 70 mil seguidores no Facebook.

Para a irmã Cindy, que toca baixo, esta viagem é um sonho tornado realidade. "Fui ao Brasil em 2013 durante a viagem do Papa ao país, e consegui vê-lo no seu carro. Mas nunca sonhei que poderia vir a atuar para ele", disse à CNN. "Não há palavras para descrever aquilo que estou a sentir agora." Para além de concertos por todo o México, o grupo musical irá atuar também em refeitórios sociais e em escolas.

(c)Lukas Isaac

As freiras esperam que o seu sucesso online possa ajudar a transmitir a sua fé a uma maior audiência. "Deus está sempre presente nas nossas vidas, mesmo durante os tempos mais difíceis", disse a freira Andrea, originalmente da Argentina. "Acho que o nosso vídeo traz uma mensagem universal com a qual as pessoas se identificam."

O grupo foi criado há mais de um ano e tem freiras da China, Japão, Equador, Chile, entre outros. Apesar da diversidade cultural do grupo, as freiras falam a mesma língua quando cantam e expressam a sua "Confiança em Deus".

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20