sicnot

Perfil

Mundo

Migrantes confrontam ministro grego em Atenas

Yorgos Karahalis

Vários manifestantes confrontaram o ministro grego para as Migrações à entrada de um campo de refugiados em Atenas esta segunda-feira. Os migrantes tentaram impedir a entrada de Yannis Mouzalas no local.

Rodeado pela polícia, o ministro grego encontrou dezenas de manifestantes na chegada ao campo de refugiados Elliniko. O protesto foi organizado contra as condições do campo, um complexo desportivo construído para os Jogos Olímpicos de 2004 e que agora está abandonado.

Dezenas de migrantes formaram uma "corrente humana" para tentar impedir a entrada do ministro mas apesar da multidão, Yannis Mouzalas conseguiu entrar no local e falar com os migrantes.

O ministro insistiu que as instalações eram adequadas e que algumas pessoas dentro do grupo estariam a encenar uma greve de fome "falsa".

Mais de 600 mil refugiados estão "presos" nos campos de migrantes na Grécia, depois da União Europeia ter aumentado o controlo das suas fronteiras.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite