sicnot

Perfil

Mundo

Partido mais votado na Roménia reafirma apoio ao primeiro-ministro

Sorin Grindeanu, primeiro-ministro da Ucrânia.

© Inquam Photos / Reuters

Na Roménia, o partido mais votado nas ultimas eleições, o PSD, reafirmou hoje total apoio ao primeiro-ministro, apesar de continuarem os protestos nas ruas da capital.

Estas declarações surgem um dia depois de o Governo ter cedido aos protestos e ter recuado no projeto de legislação anticorrupção.

O Governo social democrata tinha anunciado uma nova lei que descriminalizava alguns atos de corrupção.

A medida levou centenas de milhares de pessoas a protestar nas ruas, a exigir a demissão do Governo, naqueles que foram os maiores protestos desde 1989, no país.

Entretanto, o ministro da Justiça veio anunciar que vai rever a legislação anti-corrupção e apresentar um novo decreto.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.