sicnot

Perfil

Mundo

Refugiado sírio processa Facebook por publicações falsas

© Dado Ruvic / Reuters

Um tribunal alemão vai julgar esta segunda-feira o caso de um refugiado sírio que processa o Facebook por publicações falsas. Segundo Anas Modamani, a rede social rejeitou o seu pedido para apagar todos os "posts" em que contas anónimas o acusavam de ser o autor de vários ataques e atentados.

Anas Modamani é um jovem sírio de 19 anos que está a processar o Facebook. Em setembro de 2015 publicou um "selfie" com a chanceler alemã Angela Merkel que tinha sido tirada num campo de refugiados em Berlim.

A imagem foi partilhada várias vezes por contas anónimas que acusavam Modamani de ter cometido vários crimes. Erradamente, acusaram-no de ser o autor dos ataques ao aeroporto de Bruxelas em março de 2016 e de ter pegado fogo a um sem-abrigo em dezembro.

O caso está a ser acompanhado de perto numa altura em que a Alemanha está a preparar legislação que obriga a rede social a remover "discursos de ódio" das suas páginas.

"Algumas pessoas estão a tentar prejudicar a reputação dos refugiados como eu e utilizam o facebook para propagar o ódio", disse o sírio à agência Reuters.

Um porta-voz do Facebook disse que a empresa já tinha removido as publicações em causa.

  • Desenhos com sonhos, medos e esperanças de meninos refugiados em Lisboa

    País

    Sana Snizard tem medo dos helicópteros e das bombas, Roman quer a família reunida, Arsyan quer ser jogador de futebol. São os medos, sonhos e esperanças de crianças refugiadas desenhados e expostos em Lisboa. "Traços de uma infância" é o título da exposição, até dia 12 na Galeria Wozen, organizada pelo projeto Drawfugees e que consiste em desenhos de crianças refugiadas, com a foto do autor e a explicação do mesmo, feitos na Grécia, onde chegaram de países como a Síria, o Iraque e a Afeganistão.

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.