sicnot

Perfil

Mundo

Refugiado sírio processa Facebook por publicações falsas

© Dado Ruvic / Reuters

Um tribunal alemão vai julgar esta segunda-feira o caso de um refugiado sírio que processa o Facebook por publicações falsas. Segundo Anas Modamani, a rede social rejeitou o seu pedido para apagar todos os "posts" em que contas anónimas o acusavam de ser o autor de vários ataques e atentados.

Anas Modamani é um jovem sírio de 19 anos que está a processar o Facebook. Em setembro de 2015 publicou um "selfie" com a chanceler alemã Angela Merkel que tinha sido tirada num campo de refugiados em Berlim.

A imagem foi partilhada várias vezes por contas anónimas que acusavam Modamani de ter cometido vários crimes. Erradamente, acusaram-no de ser o autor dos ataques ao aeroporto de Bruxelas em março de 2016 e de ter pegado fogo a um sem-abrigo em dezembro.

O caso está a ser acompanhado de perto numa altura em que a Alemanha está a preparar legislação que obriga a rede social a remover "discursos de ódio" das suas páginas.

"Algumas pessoas estão a tentar prejudicar a reputação dos refugiados como eu e utilizam o facebook para propagar o ódio", disse o sírio à agência Reuters.

Um porta-voz do Facebook disse que a empresa já tinha removido as publicações em causa.

  • Desenhos com sonhos, medos e esperanças de meninos refugiados em Lisboa

    País

    Sana Snizard tem medo dos helicópteros e das bombas, Roman quer a família reunida, Arsyan quer ser jogador de futebol. São os medos, sonhos e esperanças de crianças refugiadas desenhados e expostos em Lisboa. "Traços de uma infância" é o título da exposição, até dia 12 na Galeria Wozen, organizada pelo projeto Drawfugees e que consiste em desenhos de crianças refugiadas, com a foto do autor e a explicação do mesmo, feitos na Grécia, onde chegaram de países como a Síria, o Iraque e a Afeganistão.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho