sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem dá vitória a Martin Schulz nas eleições gerais alemãs

Martin Schulz, do SPD, venceria a direita de Angela Merkel e venceria as eleições gerais alemãs caso se realizassem hoje. A sondagem, divulgada esta segunda-feira, dá vantagem ao partido de centro esquerda e ao antigo presidente do Parlamento Europeu. As eleições gerais alemãs estão marcadas para 24 de setembro.

Angela Merkel é a candidata da União Democrata que concorre ao quarto mandato.

Deputado ao Parlamento Europeu desde 1994, onde se manteve durante toda a sua carreira política, apenas em novembro último Schulz anunciou que deixava Estrasburgo para se dedicar à política do seu país.

O líder do SPD, vice-chanceler e ministro da Economia, Sigmar Gabriel, anunciou de forma inesperada a sua renúncia a apresentar-se como candidato às eleições gerais, depois de admitir que Schulz teria melhores hipóteses do que ele próprio no confronto eleitoral com Merkel.

A atual chanceler volta a apresentar-se como candidata à sua reeleição pela coligação de direita CDU/CSU, e, caso vença as eleições, exercerá o seu quarto mandato.

  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.