sicnot

Perfil

Mundo

Advogado de Snowden pede a Trump que pare com o processo

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O advogado do antigo analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden pediu esta terça-feira ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspenda o processo judicial contra o seu cliente.

"Temos uma grande esperança de que o novo presidente dos Estados Unidos lide com esta questão de forma sensata e tome a única decisão correta: parar o processo contra Snowden, um homem que ama e sente a falta dos Estados Unidos", disse hoje o advogado Anatoli Kucherena aos meios de comunicação russos.Kucherena, representante legal de Snowden desde que lhe foi concedido asilo na Rússia em 2013, assegurou que - caso parasse o processo contra o seu cliente - Trump "aumentaria ainda mais a sua autoridade", uma vez que, com Barack Obama, o seu antecessor, "o caso esteve sempre no plano político".

O advogado também aproveitou para desmentir que a Rússia tenha recebido - desde que Trump chegou à Casa Branca - alguma petição de extradição de Snowden por parte da justiça norte-americana, que quer julgar o antigo analista por este ter posto em perigo a segurança nacional ao roubar e divulgar informação secreta.Recentemente, o antigo subdiretor da CIA Michael Morell afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia dar como "presente de investidura" a Trump a extradição de Edward Snowden.

Morell dizia que a entrega de Snowden permitiria a Putin assegurar as boas relações pessoais com Trump, ao mesmo tempo que melhoraria a imagem da Rússia no mundo.

Kucherena salienta que, com as suas denúncias, Snowden contribuiu para a vitória de Trump nas eleições presidenciais, ao denunciar que "o Governo norte-americano viola gravemente os direitos humanos e está implicado em atividades ilegais".

A denúncia de Snowden "tirou pontos aos democratas", disse o advogado, nomeadamente aquelas em que dava conta que os serviços secretos espiavam não só os seus próprios cidadãos como também mandatários estrangeiros, mesmo os aliados.

Em meados de janeiro, a Rússia prorrogou por três anos a autorização de residência de Snowden, pelo que a partir de 2020 poderia ter direito a solicitar a cidadania russa, explicou Kucherena.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira