sicnot

Perfil

Mundo

Bola recuperada do vaivém Challenger levada para órbita

NASA

Uma bola de futebol que estava no vaivém Challenger que explodiu há 30 anos foi levada para órbita pelo atual comandante da Estação Espacial Internacional.

O astronauta da NASA Shane Kimbrough, comandante da tripulação 50 da estação, publicou no Twitter a 3 de fevereiro uma fotografia de uma bola de futebol a flutuar junto à janela do laboratório espacial Cupola. A publicação surgiu poucos dias após o aniversário da explosão do vaivém Challenger, a 28 de janeiro de 1986.

"Esta bola estava no Challenger naquele dia fatídico", escreveu Kimbrough. "Levada a bordo por Ellison Onizuka em honra da sua filha, jogadora de futebol".

Janelle Onizuka tinha 16 anos no dia do desastre. A referência final do tweet Clear_LakeHS diz respeito à escola secundária que Janelle frequentava na altura e onde anda agora o filho de Kimbrough, igualmente jogador de futebol.

O vaivém Challenger partiu a 28 de janeiro de 1986 do Centro Espacial Kennedy. Explodiu 73 segundos após a partida, devido a uma falha num motor impulsionador.

Seis astronautas da NASA morreram: o comandante Dick Scobee, o piloto Michael Smith, os especialistas da missão Ron McNair e Judy Resnik, o especialista de de carga Gregory Jarvis e Christa McAuliffe - que teria sido a primeira professora no espaço.

O astronauta Ellison Onizuka (1946-1986)

O astronauta Ellison Onizuka (1946-1986)

NASA

Vários objetos foram encontrados a boiar na água quando os destroços do Challenger foram recuperados, como a bola de futebol e uma bandeira dos EUA.

Depois de completada a investigação ao acidente, os destroços do vaivém foram colocados em armazéns de Cabo Canaveral e os objetos pessoais entregues às famílias dos astronautas. Mais tarde, a família Onizuka ofereceu a bola de futebol à escola Clear Lake High School.

"Obrigada Shane Kimbrough por ter ajudado um pedaço de história da escola a concluir a sua missão espacial", escreveu no Twitter a escola Clear Lake High School.

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC