sicnot

Perfil

Mundo

Contracetivo masculino em gel passa o teste do macaco

© Kiyoshi Ota / Reuters

Durante uma experiência de mais de um ano com um novo gel contracetivo, nenhum macaco foi pai, garantem os cientistas.

O gel funciona como uma barreira que impede os espermatozoides de passar pelas vias genitais. A empresa que fabrica o Vasalgel garante que a experiência de quase dois anos, publicada na revista Basic and Clinical Andrology, mostrou que o gel é eficaz e seguro - pelo menos em macacos. Aguarda agora autorização para iniciar testes em seres humanos.

A injeção com o gel é feita uma vez e garante eficácia durante pelo menos um ano. Os efeitos são assim reversíveis caso o homem queira de facto ter filhos.

Os cientistas da Universidade da Califórnia testaram o gel em 16 macacos rhesus adultos, 10 dos quais já tinham sido pais. Depois da injeção e de uma semana sob observação, os machos foram colocados ao pé de fêmeas férteis. Vários acasalamentos aconteceram mas nenhuma das fêmeas ficou grávida.

Os macacos continuam a ser monitorizados e, em sete deles, foi observado que os efeitos do Vasalgel passaram e a produção de espermatozoides voltou ao normal - no entanto estes resultados não foram ainda oficialmente publicados.

Os macacos rhesus são fisicamente muito semelhantes aos humanos, o seu organismos responde de forma quase igual a novos medicamentos e tratamentos, pelo que os resultados deste estudo são promissores.

Uma experiência anterior com coelhos também obteve bons resultados, revelou em março de 2016 a companhia que está por trás do Vasalgel, a Fundação Parsemus.

Há no entanto que ressalvar que ambas as experiências foram feitas com grupos pequenos de animais e que este tipo de contracetivo não protege contra doenças sexualmente transmissíveis como o VIH.

A Fundação Parsemus aguarda autorização das autoridades norte-americanas para iniciar testes em seres humanos e espera conseguir comercializar o Vasagel em 2018.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".