sicnot

Perfil

Mundo

Dois alegados recrutadores do Daesh detidos em Espanha

O grupo desarticulado era uma "célula operacional, com manifesta vontade de realizar atentados na Catalunha", segundo a polícia espanhola.

© Albert Gea / Reuters

As autoridades espanholas prenderam esta terça-feira em Barcelona dois cidadãos marroquinos alegadamente ligados ao grupo extremista Daesh e que se dedicavam ao financiamento e recrutamento, anunciou o Ministério do Interior.

As detenções ocorreram em Badalona, Barcelona, região autónoma da Catalunha.

Segundo o Ministério do Interior, os dois homens usavam as redes sociais, através da internet, para difundir propaganda do Daesh e mantinham contactos frequentes com extremistas presentes em zonas de conflito.

Os detidos, supostamente membros de um grupo de apoio ao Daesh, colaboravam também em atividades de financiamento através de tráfico de drogas e roubos.

De acordo com o comunicado do Ministério do Interior espanhol, os dois homens, de 25 e 27 anos, têm nacionalidade marroquina e foram já acusados de atos de recrutamento de extremistas.

Além dos contactos que mantinham em Espanha, os dois homens estabeleciam ligações com outros países e, segundo as autoridades espanholas, já captaram várias pessoas para combaterem "em zonas de conflito".

Em 2013, o Ministério do Interior de Espanha elevou para quatro o nível de alerta antiterrorista sendo que as autoridades já detiveram, em território espanhol, 185 pessoas com "o terrorismo islâmico".

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.