sicnot

Perfil

Mundo

Hospedeira salva adolescente de tráfico humano

Shelia Fedrick

Uma hospedeira da Alaska Airlines conseguiu resgatar uma adolescente, entre 14 e 15 anos, de ser vítima de tráfico humano. O caso, do qual as autoridades norte-americanas tiveram agora conhecimento, serve de exemplo no treino da tripulação de um avião para identificar eventuais sinais, entre os passageiros, de tráfico humano.

Shelia Fedrik contou que instintivamente sentiu que algo de errado se passava, quando viu uma jovem sentada na janela ao lado de um homem mais velho, no voo que seguia de Seattle para São Francisco, nos EUA.

A rapariga "parecia ter passado pelo inferno," contou a hospedeira, segundo a qual a adolescente deveria ter entre 14 e 15 anos.

Em entrevista à NBC, Shelia contou que tentou conversar com os dois, mas o homem ficava na "defensiva", impedindo a adolescente de falar. A hospedeira insistiu e conseguiu pedir para a rapariga ir ao à casa de banho. No local, a profissional deixou um bilhete perguntando se estava tudo bem.

“A menina escreveu no espelho que precisava de ajuda”, contou Federick ao jornal.

A hospedeira comunicou ao piloto o sudedido e este, por sua vez, avisou a polícia. No desembarque, as autoridades policiais aguardavam pelo homem. Foi constatado que o suspeito participava de uma rede de tráfico humano.

Treinar a intuição

Nancy Rivard, ex-hospedeira, fundou em 2009 a Airline Ambassadors, precisamente para treinar a tripulação de um avião para identificar alguns sinais de tráfico humano.

O ano passado, as autoridades dos Estados Unidos detiveram 2 mil traficantes de pessoas e identificaram 200 vítimas.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.