sicnot

Perfil

Mundo

Hospedeira salva adolescente de tráfico humano

Shelia Fedrick

Uma hospedeira da Alaska Airlines conseguiu resgatar uma adolescente, entre 14 e 15 anos, de ser vítima de tráfico humano. O caso, do qual as autoridades norte-americanas tiveram agora conhecimento, serve de exemplo no treino da tripulação de um avião para identificar eventuais sinais, entre os passageiros, de tráfico humano.

Shelia Fedrik contou que instintivamente sentiu que algo de errado se passava, quando viu uma jovem sentada na janela ao lado de um homem mais velho, no voo que seguia de Seattle para São Francisco, nos EUA.

A rapariga "parecia ter passado pelo inferno," contou a hospedeira, segundo a qual a adolescente deveria ter entre 14 e 15 anos.

Em entrevista à NBC, Shelia contou que tentou conversar com os dois, mas o homem ficava na "defensiva", impedindo a adolescente de falar. A hospedeira insistiu e conseguiu pedir para a rapariga ir ao à casa de banho. No local, a profissional deixou um bilhete perguntando se estava tudo bem.

“A menina escreveu no espelho que precisava de ajuda”, contou Federick ao jornal.

A hospedeira comunicou ao piloto o sudedido e este, por sua vez, avisou a polícia. No desembarque, as autoridades policiais aguardavam pelo homem. Foi constatado que o suspeito participava de uma rede de tráfico humano.

Treinar a intuição

Nancy Rivard, ex-hospedeira, fundou em 2009 a Airline Ambassadors, precisamente para treinar a tripulação de um avião para identificar alguns sinais de tráfico humano.

O ano passado, as autoridades dos Estados Unidos detiveram 2 mil traficantes de pessoas e identificaram 200 vítimas.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22

    Mundo

    A situação na Venezuela é cada vez mais caótica. Caracas ameaça agora sair da Organização dos Estados Americanos, deixando o país ainda mais isolado. Os confrontos entre manifestantes e a polícia têm-se repetido nos últimos dias e já provocaram 29 mortos, mais de 400 feridos e cerca de 1.200 pessoas foram detidas.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.