sicnot

Perfil

Mundo

Hospedeira salva adolescente de tráfico humano

Shelia Fedrick

Uma hospedeira da Alaska Airlines conseguiu resgatar uma adolescente, entre 14 e 15 anos, de ser vítima de tráfico humano. O caso, do qual as autoridades norte-americanas tiveram agora conhecimento, serve de exemplo no treino da tripulação de um avião para identificar eventuais sinais, entre os passageiros, de tráfico humano.

Shelia Fedrik contou que instintivamente sentiu que algo de errado se passava, quando viu uma jovem sentada na janela ao lado de um homem mais velho, no voo que seguia de Seattle para São Francisco, nos EUA.

A rapariga "parecia ter passado pelo inferno," contou a hospedeira, segundo a qual a adolescente deveria ter entre 14 e 15 anos.

Em entrevista à NBC, Shelia contou que tentou conversar com os dois, mas o homem ficava na "defensiva", impedindo a adolescente de falar. A hospedeira insistiu e conseguiu pedir para a rapariga ir ao à casa de banho. No local, a profissional deixou um bilhete perguntando se estava tudo bem.

“A menina escreveu no espelho que precisava de ajuda”, contou Federick ao jornal.

A hospedeira comunicou ao piloto o sudedido e este, por sua vez, avisou a polícia. No desembarque, as autoridades policiais aguardavam pelo homem. Foi constatado que o suspeito participava de uma rede de tráfico humano.

Treinar a intuição

Nancy Rivard, ex-hospedeira, fundou em 2009 a Airline Ambassadors, precisamente para treinar a tripulação de um avião para identificar alguns sinais de tráfico humano.

O ano passado, as autoridades dos Estados Unidos detiveram 2 mil traficantes de pessoas e identificaram 200 vítimas.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.