sicnot

Perfil

Mundo

Diretor da CIA vai debater na Turquia tentativa de golpe de Estado no país

Diretor da CIA, Mike Pompeo.

© Jonathan Ernst / Reuters

O diretor da CIA, Mike Pompeo, vai visitar a Turquia na quinta-feira onde vai discutir com as autoridades de Ancara questões ligadas à segurança, incluindo a tentativa de golpe de Estado do ano passado, no país.

Trata-se da primeira visita de Mike Pompeo a um país estrangeiro desde que assumiu o cargo de diretor da CIA.


As autoridades turcas acusam Fetthullah Gullen, exilado nos Estados Unidos de ter orquestrado o golpe de Estado falhado, em 2016, e exige a extradição do líder religioso turco.


Segundo a Associated Press, a visita de Pompeo foi decidida depois de um contacto telefónico, de 45 minutos, entre o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o chefe de Estado Turco, Recep Tayyip Erdogan, na terça-feira.


De acordo com fontes oficiais norte-americanas que pediram para não serem identificadas, o diretor dos serviços de informações dos Estados Unidos (CIA) vai também abordar com as autoridades turcas questões relacionadas com os curdos financiados pelos norte-americanos e que combatem na Síria.
Para o governo de Ancara, os combatentes curdos apoiados pelos Estados Unidos são considerados terroristas.


As ligações entre os países da Aliança Atlântica e a Turquia foram afetadas durante a administração Obama devido à relutância de Washington em relação à extradição de Gulen e pela manutenção do apoio aos grupos curdos que combatem extremistas islâmicos no norte da Síria.


Ancara já expressou que aguarda "mudanças" por parte dos Estados Unidos após a nomeação de Donald Trump como presidente.


As mesmas fontes disseram que a conversa telefónica entre Trump e Erdogan "foi positiva e decorreu num quadro de bom ambiente".


Os dois líderes reafirmaram a "forte aliança" entre os dois países e abordaram também a necessidade do estabelecimento de zonas de segurança na Síria, assuntos relacionados com refugiados e a luta contra grupos terroristas.


O presidente dos Estados Unidos exprimiu o desejo de fortalecer as ligações entre Washington e Ancara, assim como garantiu cooperação em assuntos regionais turcos.


Erdogan pediu a Washington para "apoiar a Turquia" na luta contra o movimento de Gulen acrescentando que os Estados Unidos devem deixar apoiar os grupos curdos na Síria.


De acordo com as fontes da Associated Press, Trump e Erdogan concordaram em coordenar esforços no sentido da captura dos bastiões do grupo extremista Estado Islâmico em Al-Bab e Raqqa, no norte da Síria.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28