sicnot

Perfil

Mundo

Governo dos EUA lança canal televisivo para contrariar propaganda do Kremlin

© Susana Vera / Reuters

Dois meios de comunicação financiados pelo Governo dos EUA vão lançar um canal de televisão, em língua russa, para contrariar os meios controlados pelo Kremlin, que os críticos acusam de propaganda e desinformação.

O 'Current Time' vai ser gerido pela Radio Free Europe/Radio Liberty, baseada em Praga, com a ajuda da Voice of America, instalada em Washington.

Vai dirigir-se aos falantes de russo em todo o mundo, com uma programação de 24 horas, que pretende oferecer o tipo de notícias baseadas em factos que os seus líderes dizem que falta no mercado russo.

A rede televisiva vai ser lançada esta semana, depois de ter começado a operar, de forma discreta, no ano passado. A sua distribuição na Europa vai ser feita por cabo, satélite e online.

Esta é uma tentativa dos EUA diminuírem o alcance do que o Governo norte-americano diz ser uma crescente máquina de propaganda russa, simbolizada por meios geridos pelo Estado russo, como a RT (ex-Russia Today) e a Sputnik.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.