sicnot

Perfil

Mundo

Governo dos EUA lança canal televisivo para contrariar propaganda do Kremlin

© Susana Vera / Reuters

Dois meios de comunicação financiados pelo Governo dos EUA vão lançar um canal de televisão, em língua russa, para contrariar os meios controlados pelo Kremlin, que os críticos acusam de propaganda e desinformação.

O 'Current Time' vai ser gerido pela Radio Free Europe/Radio Liberty, baseada em Praga, com a ajuda da Voice of America, instalada em Washington.

Vai dirigir-se aos falantes de russo em todo o mundo, com uma programação de 24 horas, que pretende oferecer o tipo de notícias baseadas em factos que os seus líderes dizem que falta no mercado russo.

A rede televisiva vai ser lançada esta semana, depois de ter começado a operar, de forma discreta, no ano passado. A sua distribuição na Europa vai ser feita por cabo, satélite e online.

Esta é uma tentativa dos EUA diminuírem o alcance do que o Governo norte-americano diz ser uma crescente máquina de propaganda russa, simbolizada por meios geridos pelo Estado russo, como a RT (ex-Russia Today) e a Sputnik.

Lusa

  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.