sicnot

Perfil

Mundo

Netflix em "roaming" para os assinantes em toda a UE

© Mike Blake / Reuters

Os europeus que tenham subscrito serviços como Netflix ou Canal+ vão poder em breve aceder a todos os conteúdos onde quer que estejam em território da União Europeia.

Viajar para fora do país em trabalho ou em férias significa deixar de ver a série preferida, perder importantes acontecimentos desportivos ou deixar de ouvir a música dos serviços em streaming subscritos. Uma prática que pretende proteger os serviços de autor - o geo blocking - impede o acesso aos conteúdos fora do país de residência.

Este obstáculo vai ser removido a partir de 2018, promete a União Europeia.

O Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e os Estados-membros chegaram a uma posição comum para finalizar a legislação.

As novas regras são aplicáveis aos serviços digitais e satélite mas não irá abranger aos serviços gratuitos de streaming como o YouTube.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite