sicnot

Perfil

Mundo

Netflix em "roaming" para os assinantes em toda a UE

© Mike Blake / Reuters

Os europeus que tenham subscrito serviços como Netflix ou Canal+ vão poder em breve aceder a todos os conteúdos onde quer que estejam em território da União Europeia.

Viajar para fora do país em trabalho ou em férias significa deixar de ver a série preferida, perder importantes acontecimentos desportivos ou deixar de ouvir a música dos serviços em streaming subscritos. Uma prática que pretende proteger os serviços de autor - o geo blocking - impede o acesso aos conteúdos fora do país de residência.

Este obstáculo vai ser removido a partir de 2018, promete a União Europeia.

O Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e os Estados-membros chegaram a uma posição comum para finalizar a legislação.

As novas regras são aplicáveis aos serviços digitais e satélite mas não irá abranger aos serviços gratuitos de streaming como o YouTube.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.