sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco dá eco ao drama vivido pela minoria muçulmana rohingya em Myanmar

© Tony Gentile / Reuters

O Papa Francisco fez hoje eco do drama que sofrem os 'rohingya', membros da minoria muçulmana que vive no oeste de Myanmar (antiga Birmânia), "perseguidos", "expulsos", "torturados e assassinados" por causa da fé, durante uma audiência celebrada no Vaticano.

Francisco invocou a santa Josefina Bakhita, uma religiosa sudanesa com nacionalidade italiana, que foi protetora dos "imigrantes, dos desterrados, dos explorados" e depois nomeou os "rohingya, expulsos de Myanmar [Notes:Birmânia] ", de acordo com a agência Efe.

"Vão de um sítio para o outro porque não os querem. São bons. Não são cristãos. São gente pacífica. São nossos irmãos e irmãs e desde há anos que sofrem, são torturados, assassinados, simplesmente por manterem a sua fé muçulmana", afirmou o papa.
Jorge Bergoglio pediu que a memória daquela santa ajude os jovens a "prestar atenção aos contemporâneos menos afortunados e que atravessam dificuldades".

O exemplo de Josefina Bakhita, que também foi uma vítima do tráfico de pessoas, serviu ao papa para recordar que hoje se celebra a Jornada de Oração e de Reflexão contra os maus tratos das pessoas, "que este ano é dedicada particularmente às crianças e adolescentes".

O Papa apelou ainda: "aqueles que tenham responsabilidades de governo combatam com decisão esta praga, dando voz aos irmãos mais pequenos, humilhados na sua dignidade".

  • Imagem de bebé rohingya morto num rio está a chocar o Mundo
    0:30

    Mundo

    Uma imagem captada em Myanmar, antiga Birmânia, está a chocar o Mundo. É a fotografia de uma criança que perdeu a vida durante a travessia de um rio para fugir do país. Mohammed Shohayet, de 16 meses, é uma das mais recentes vítimas da crise de refugiados rohingya. Uma das comunidades mais perseguidas do Mundo e que está a ser obrigada a abandonar o Bangladesh rumo a Myanmar. Durante a travessia, a mãe e o irmão mais velho da criança também morreram.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.