sicnot

Perfil

Mundo

Piloto de avião distrai-se com câmara e faz avião com 187 passageiros cair a pique

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Um piloto inglês da RAF (Força Aérea britânica) terá levado 187 passageiros a pensarem que iam morrer, quando se distraiu com a sua câmara fotográfica e deixou o avião cair a pique. Andrew Townshend estaria "aborrecido" - durante a altura em que o copiloto foi buscar uma chávena de chá -, deixando cair a máquina sobre o sistema de voo e perdendo momentaneamente o controlo do avião.

A história não acabou mal para os quase 200 militares que estavam a viajar para o Afeganistão, pois o piloto conseguiu voltar a ganhar o controlo do avião.

Contudo, Andrew mentiu tanto no registo tecnológico como no inquérito, insistindo que o incidente foi causado por um erro técnico. O homem de 42 anos nega as acusações de que é alvo por perjúrio e falso testemunho, mas admite ter negligenciado a execução dos seus deveres, em relação ao momento em que a câmara colidiu com os controlos do avião.

O Tribunal Militar de Bulford reconhece que Townshend estaria "aborrecido" enquanto voava do Reino Unido para o Campo Bastion, no Afeganistão, "praticando fotografia quando o seu copiloto deixou a cabine para ir buscar uma chávena de chá".

O advogado Nigel Lickley defende que a queda do avião não anunciada terá levado os passageiros a "a serem arremessados para o teto e a pensarem que iam morrer". Durante a queda a pique do avião, o piloto terá dito muitas asneiras - ouvidas pelos passageiros - e, mais tarde, anunciou aos 187 militares que "não tinha a certeza" do que acabara de acontecer.

Depois do incidente, Townshend apagou todas as fotos que tirou durante a viagem.

Nigel Lickley afirmou ao The Telegraph que, quando o avião pousou na Turquia, não foram revelados quaisquer problemas técnicos.

O copiloto sofreu vários ferimentos, na altura em que tentava voltar à cabine. Segundo a investigação, 14 passageiros ficaram gravemente feridos e impossibilitados de voltar ao Reino Unido.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.