sicnot

Perfil

Mundo

Piloto de avião distrai-se com câmara e faz avião com 187 passageiros cair a pique

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Um piloto inglês da RAF (Força Aérea britânica) terá levado 187 passageiros a pensarem que iam morrer, quando se distraiu com a sua câmara fotográfica e deixou o avião cair a pique. Andrew Townshend estaria "aborrecido" - durante a altura em que o copiloto foi buscar uma chávena de chá -, deixando cair a máquina sobre o sistema de voo e perdendo momentaneamente o controlo do avião.

A história não acabou mal para os quase 200 militares que estavam a viajar para o Afeganistão, pois o piloto conseguiu voltar a ganhar o controlo do avião.

Contudo, Andrew mentiu tanto no registo tecnológico como no inquérito, insistindo que o incidente foi causado por um erro técnico. O homem de 42 anos nega as acusações de que é alvo por perjúrio e falso testemunho, mas admite ter negligenciado a execução dos seus deveres, em relação ao momento em que a câmara colidiu com os controlos do avião.

O Tribunal Militar de Bulford reconhece que Townshend estaria "aborrecido" enquanto voava do Reino Unido para o Campo Bastion, no Afeganistão, "praticando fotografia quando o seu copiloto deixou a cabine para ir buscar uma chávena de chá".

O advogado Nigel Lickley defende que a queda do avião não anunciada terá levado os passageiros a "a serem arremessados para o teto e a pensarem que iam morrer". Durante a queda a pique do avião, o piloto terá dito muitas asneiras - ouvidas pelos passageiros - e, mais tarde, anunciou aos 187 militares que "não tinha a certeza" do que acabara de acontecer.

Depois do incidente, Townshend apagou todas as fotos que tirou durante a viagem.

Nigel Lickley afirmou ao The Telegraph que, quando o avião pousou na Turquia, não foram revelados quaisquer problemas técnicos.

O copiloto sofreu vários ferimentos, na altura em que tentava voltar à cabine. Segundo a investigação, 14 passageiros ficaram gravemente feridos e impossibilitados de voltar ao Reino Unido.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.