sicnot

Perfil

Mundo

Piloto de avião distrai-se com câmara e faz avião com 187 passageiros cair a pique

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Um piloto inglês da RAF (Força Aérea britânica) terá levado 187 passageiros a pensarem que iam morrer, quando se distraiu com a sua câmara fotográfica e deixou o avião cair a pique. Andrew Townshend estaria "aborrecido" - durante a altura em que o copiloto foi buscar uma chávena de chá -, deixando cair a máquina sobre o sistema de voo e perdendo momentaneamente o controlo do avião.

A história não acabou mal para os quase 200 militares que estavam a viajar para o Afeganistão, pois o piloto conseguiu voltar a ganhar o controlo do avião.

Contudo, Andrew mentiu tanto no registo tecnológico como no inquérito, insistindo que o incidente foi causado por um erro técnico. O homem de 42 anos nega as acusações de que é alvo por perjúrio e falso testemunho, mas admite ter negligenciado a execução dos seus deveres, em relação ao momento em que a câmara colidiu com os controlos do avião.

O Tribunal Militar de Bulford reconhece que Townshend estaria "aborrecido" enquanto voava do Reino Unido para o Campo Bastion, no Afeganistão, "praticando fotografia quando o seu copiloto deixou a cabine para ir buscar uma chávena de chá".

O advogado Nigel Lickley defende que a queda do avião não anunciada terá levado os passageiros a "a serem arremessados para o teto e a pensarem que iam morrer". Durante a queda a pique do avião, o piloto terá dito muitas asneiras - ouvidas pelos passageiros - e, mais tarde, anunciou aos 187 militares que "não tinha a certeza" do que acabara de acontecer.

Depois do incidente, Townshend apagou todas as fotos que tirou durante a viagem.

Nigel Lickley afirmou ao The Telegraph que, quando o avião pousou na Turquia, não foram revelados quaisquer problemas técnicos.

O copiloto sofreu vários ferimentos, na altura em que tentava voltar à cabine. Segundo a investigação, 14 passageiros ficaram gravemente feridos e impossibilitados de voltar ao Reino Unido.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.