sicnot

Perfil

Mundo

Polícia resgata 32 mulheres vietnamitas vendidas como esposas na China

© Reuters Staff / Reuters

A polícia chinesa resgatou 32 mulheres de nacionalidade vietnamita que foram vendidas para casamentos arranjados na China, após desmantelar uma rede que se dedicava a este "tráfico de esposas", informou esta quarta-feira a agência oficial Xinhua.

Um total de 75 suspeitos foram detidos durante a operação, liderada pela polícia de Yunnan, província do sudoeste chinês, que faz fronteira com a Península da Indochina.

A investigação arrancou em setembro de 2015, quando agentes de uma zona rural encontraram um casal em que a esposa não sabia falar chinês e o marido revelou um comportamento suspeito, descreveu a Xinhua.

Após investigação, a polícia descobriu que a mulher era vietnamita e tinha sido vendida por 80.000 yuan (mais de 10.000 euros) para se casar na localidade de Hekou, habitada pela minoria étnica yao.

Através de mediadores, a rede captava mulheres vietnamitas para as casar em diferentes partes da China.

O tráfico de mulheres e crianças continua a existir em muitas zonas rurais da China, apesar das frequentes operações policiais contra este tipo de crime.

Lusa

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.