sicnot

Perfil

Mundo

Polícia resgata 32 mulheres vietnamitas vendidas como esposas na China

© Reuters Staff / Reuters

A polícia chinesa resgatou 32 mulheres de nacionalidade vietnamita que foram vendidas para casamentos arranjados na China, após desmantelar uma rede que se dedicava a este "tráfico de esposas", informou esta quarta-feira a agência oficial Xinhua.

Um total de 75 suspeitos foram detidos durante a operação, liderada pela polícia de Yunnan, província do sudoeste chinês, que faz fronteira com a Península da Indochina.

A investigação arrancou em setembro de 2015, quando agentes de uma zona rural encontraram um casal em que a esposa não sabia falar chinês e o marido revelou um comportamento suspeito, descreveu a Xinhua.

Após investigação, a polícia descobriu que a mulher era vietnamita e tinha sido vendida por 80.000 yuan (mais de 10.000 euros) para se casar na localidade de Hekou, habitada pela minoria étnica yao.

Através de mediadores, a rede captava mulheres vietnamitas para as casar em diferentes partes da China.

O tráfico de mulheres e crianças continua a existir em muitas zonas rurais da China, apesar das frequentes operações policiais contra este tipo de crime.

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC