sicnot

Perfil

Mundo

Procurador-geral da Colômbia acusa Presidente de ter recebido doação da Odebrecht

Procurador-geral da Colômbia acusa Presidente de ter recebido doação da Odebrecht

O Ministério Público colombiano diz que o Presidente Juan Manuel Dos Santos recebeu uma doação no valor de 1 milhão de dólares da construtora brasileira Odebrecht para financiar a campanha que o levou à reeleição em 2014. O procurador-geral diz que o montante terá sido recebido por intermédio do ex-Congressista Otto Bula, preso no mês passado por ter participado num esquema de subornos pagos pela empresa de construção brasileira.

A Presidência negou entretanto ter recebido dinheiro da Odebrecht, diz que as contas da campanha mostram a verdade e que as acusações são uma campanha da oposição para denegrir a imagem do executivo.

O Presidente colombiano, que foi o vencedor do Prémio Nobel da Paz no ano passado, é assim o mais recente líder latino-americano envolvido no escândalo que já afetou políticos em diversos países da América do Sul.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.