sicnot

Perfil

Mundo

Procurador-geral da Colômbia acusa Presidente de ter recebido doação da Odebrecht

Procurador-geral da Colômbia acusa Presidente de ter recebido doação da Odebrecht

O Ministério Público colombiano diz que o Presidente Juan Manuel Dos Santos recebeu uma doação no valor de 1 milhão de dólares da construtora brasileira Odebrecht para financiar a campanha que o levou à reeleição em 2014. O procurador-geral diz que o montante terá sido recebido por intermédio do ex-Congressista Otto Bula, preso no mês passado por ter participado num esquema de subornos pagos pela empresa de construção brasileira.

A Presidência negou entretanto ter recebido dinheiro da Odebrecht, diz que as contas da campanha mostram a verdade e que as acusações são uma campanha da oposição para denegrir a imagem do executivo.

O Presidente colombiano, que foi o vencedor do Prémio Nobel da Paz no ano passado, é assim o mais recente líder latino-americano envolvido no escândalo que já afetou políticos em diversos países da América do Sul.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.