sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal russo mantém condenação de dirigente da oposição Alexei Navalny

© Maxim Shemetov / Reuters

Um tribunal russo considerou esta quarta-feira o opositor Alexei Navalny culpado de desvio de fundos, na repetição de um julgamento de 2013 que foi anulado, o que implica que não possa candidatar-se às presidenciais de 2018.

O juiz Alexei Vtyurin considerou provado que, em 2009, Navalny se apropriou de madeira no valor de 400.000 euros de uma empresa pública de exploração florestal, a Kirovles, quando era consultor do governo regional de Kirov.

A sentença será anunciada numa audiência posterior.

O opositor tinha sido condenado por este caso em 2013, mas o Supremo russo ordenou a repetição do julgamento depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter considerado o julgamento parcial e a sentença "arbitrária" e, possivelmente, "de natureza política".

Navalny, 40 anos, candidatou-se em outubro de 2013 às municipais por Moscovo obtendo 27,2% dos votos e foi um dos organizadores das grandes manifestações de dezembro de 2011 pela demissão de Vladimir Putin, os maiores protestos antigovernamentais no país desde o fim da União Soviética.

Em dezembro, anunciou a intenção de se candidatar às presidenciais do próximo ano.

Lusa

  • Arderam mais duas casas em Mação

    País

    O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse esta quarta-feira que durante a tarde arderam duas casas em aldeias do concelho e que as chamas que lavram desde domingo estão longe de estar controladas.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14