sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal russo mantém condenação de dirigente da oposição Alexei Navalny

© Maxim Shemetov / Reuters

Um tribunal russo considerou esta quarta-feira o opositor Alexei Navalny culpado de desvio de fundos, na repetição de um julgamento de 2013 que foi anulado, o que implica que não possa candidatar-se às presidenciais de 2018.

O juiz Alexei Vtyurin considerou provado que, em 2009, Navalny se apropriou de madeira no valor de 400.000 euros de uma empresa pública de exploração florestal, a Kirovles, quando era consultor do governo regional de Kirov.

A sentença será anunciada numa audiência posterior.

O opositor tinha sido condenado por este caso em 2013, mas o Supremo russo ordenou a repetição do julgamento depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter considerado o julgamento parcial e a sentença "arbitrária" e, possivelmente, "de natureza política".

Navalny, 40 anos, candidatou-se em outubro de 2013 às municipais por Moscovo obtendo 27,2% dos votos e foi um dos organizadores das grandes manifestações de dezembro de 2011 pela demissão de Vladimir Putin, os maiores protestos antigovernamentais no país desde o fim da União Soviética.

Em dezembro, anunciou a intenção de se candidatar às presidenciais do próximo ano.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.