sicnot

Perfil

Mundo

Trump reitera compromisso com a NATO em conversa telefónica com líder turco

© Jonathan Ernst / Reuters

O Presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que os Estados Unidos estão comprometidos com a NATO, apesar das suas críticas no passado, durante uma conversa telefónica na terça-feira.

Trump falou da "relação longa e de proximidade entre os Estados Unidos e a Turquia e do seu compromisso partilhado no combate ao terrorismo em todas as suas formas", refere um comunicado da Casa Branca.

"O Presidente Trump reiterou o apoio dos Estados Unidos à Turquia como parceiro estratégico e aliado da NATO, e saudou as contribuições da Turquia no âmbito da campanha contra o Daesh", acrescenta a mesma nota.

Esta foi a primeira vez que os dois líderes falaram desde que Trump assumiu a presidência norte-americana, a 20 de janeiro.

Pouco antes de tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Times e ao alemão Bild, que advertiu há muito tempo que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) tem "problemas", classificou-a de "obsoleta" e realçou que "os países não estão a pagar o que era suposto pagarem".

No seu discurso de tomada de posse, a 20 de janeiro, Donald Trump afirmou que os Estados Unidos "subsidiaram exércitos de outros países", destacando um dos pontos de atrito relacionados com a aliança.

No entanto, tem vindo repetidamente desde então a sublinhar o apoio dos Estados Unidos à NATO em conversas mantidas com líderes europeus, destacando sempre, porém, a importância de todos os aliados partilharem o fardo do gasto em defesa.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.