sicnot

Perfil

Mundo

Vários projéteis disparados do Sinai para Israel sem causar feridos

Vários projéteis foram disparados esta quarta-feira à noite a partir da Península do Sinai, no Egito, para a estação balnear de Eilat, no Mar Vermelho, no sul de Israel, sem provocarem feridos, anunciou um porta-voz do exército.

"Vários desses 'rockets' foram destruídos em voo pelas baterias do Iron Dome" (Cúpula de Ferro), baterias de interceção destes projéteis, acrescentou o porta-voz.

Um dirigente da autarquia de Eilat declarou à rádio pública que três 'rockets' tinham sido intercetados e um outro explodiu fora da cidade.

Esta península é palco de confrontos sangrentos entre soldados e polícias egípcios contra membros da organização Província do Sinai, o ramo egípcio do grupo radical que se designa por Estado Islâmico.

Anteriormente designada como Ansar Beït al-Maqdess, aquela organização mudou de nome para acentuar a sua obediência a este grupo.

O Ansar Beït al-Maqdess nasceu em março de 2011 com o objetivo de atacar Israel e impedir a cooperação egípcio-israelita, designadamente sabotando o gasoduto que liga os dois países ou lançado projéteis sobre o sul do Estado hebreu.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.