sicnot

Perfil

Mundo

Vários projéteis disparados do Sinai para Israel sem causar feridos

Vários projéteis foram disparados esta quarta-feira à noite a partir da Península do Sinai, no Egito, para a estação balnear de Eilat, no Mar Vermelho, no sul de Israel, sem provocarem feridos, anunciou um porta-voz do exército.

"Vários desses 'rockets' foram destruídos em voo pelas baterias do Iron Dome" (Cúpula de Ferro), baterias de interceção destes projéteis, acrescentou o porta-voz.

Um dirigente da autarquia de Eilat declarou à rádio pública que três 'rockets' tinham sido intercetados e um outro explodiu fora da cidade.

Esta península é palco de confrontos sangrentos entre soldados e polícias egípcios contra membros da organização Província do Sinai, o ramo egípcio do grupo radical que se designa por Estado Islâmico.

Anteriormente designada como Ansar Beït al-Maqdess, aquela organização mudou de nome para acentuar a sua obediência a este grupo.

O Ansar Beït al-Maqdess nasceu em março de 2011 com o objetivo de atacar Israel e impedir a cooperação egípcio-israelita, designadamente sabotando o gasoduto que liga os dois países ou lançado projéteis sobre o sul do Estado hebreu.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.