sicnot

Perfil

Mundo

Vários projéteis disparados do Sinai para Israel sem causar feridos

Vários projéteis foram disparados esta quarta-feira à noite a partir da Península do Sinai, no Egito, para a estação balnear de Eilat, no Mar Vermelho, no sul de Israel, sem provocarem feridos, anunciou um porta-voz do exército.

"Vários desses 'rockets' foram destruídos em voo pelas baterias do Iron Dome" (Cúpula de Ferro), baterias de interceção destes projéteis, acrescentou o porta-voz.

Um dirigente da autarquia de Eilat declarou à rádio pública que três 'rockets' tinham sido intercetados e um outro explodiu fora da cidade.

Esta península é palco de confrontos sangrentos entre soldados e polícias egípcios contra membros da organização Província do Sinai, o ramo egípcio do grupo radical que se designa por Estado Islâmico.

Anteriormente designada como Ansar Beït al-Maqdess, aquela organização mudou de nome para acentuar a sua obediência a este grupo.

O Ansar Beït al-Maqdess nasceu em março de 2011 com o objetivo de atacar Israel e impedir a cooperação egípcio-israelita, designadamente sabotando o gasoduto que liga os dois países ou lançado projéteis sobre o sul do Estado hebreu.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.