sicnot

Perfil

Mundo

Catálogo com informação sobre 800 mil galáxias está criado e disponível online

© NASA NASA / Reuters

Astrónomos russos e franceses criaram, com a colaboração de "cidadãos cientistas", uma base de dados, disponível online, com informação sobre cerca de 800 mil galáxias.

O "Catálogo de Referência de Energia Espectrográfica de Galáxias" (RCSED, na sigla em inglês), resultado de um trabalho liderado por cientistas da Universidade Estatal Lomonosov de Moscovo é hoje descrito na publicação especializada Astrophysical Journal Supplement.

O RCSED, que recorre a tecnologia 'big data', de processamento de volumes astronómicos de dados, cataloga as propriedades das 800 mil galáxias, apresentando para cada, uma página com informação sobre composição da respetiva poeira estelar, luminosidade - medida nas frequências ultravioleta, luz visível e quase-infravermelha do espectro luminoso - e outra informação espectrográfica, como a composição química de estrelas e nuvens de gás que constituem a galáxia.

De acordo com a publicação, o RCSED é a primeira base de dados do género, apresentando resultados sistematizados de análise homogénea aplicada a um número tão vasto de objetos, integrando informação recolhida por telescópios terrestres e espaciais.

A informação, disponível em rcsed.sai.msu.ru/ pode ser acedida através de um campo de pesquisa onde é introduzido o nome ou as coordenadas da galáxia pretendida.

De acordo com os responsáveis pelo RCSED, a compilação do catálogo de galáxias contou com a colaboração de particulares interessados em astronomia e com competências específicas na área do desenvolvimento de 'sites' na Internet, programação e desenvolvimento de software, incluindo especialistas de algumas das maiores empresas de tecnologias da informação russas,"O RCSED tornou-se possível graças à abordagem interdisciplinar baseada na tecnologia 'Big Data', uma vez que foi necessário aplicar algoritmos muito complexos a um vasto volume de dados, com vários campos de análise a serem processados em paralelo", disse num comunicado divulgado hoje Ivan Katkov, investigador do instituto de astronomia Sternberg da universidade Lomonosov.

O catálogo foi agora tornado público, mas, segundo os responsáveis pelo projeto, nos últimos três anos vários investigadores tiveram acesso à base de dados e, a partir da informação reunida no RCSED, já produziram mais de uma dezena de artigos científicos.Os responsáveis pelo RCSED pretendem ter em breve um universo de mais de um milhão de galáxias reunido na base de dados.

Lusa

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.