sicnot

Perfil

Mundo

Defesa norte-americana quer alugar espaço na Trump Tower

© Mike Segar / Reuters

O Departamento de Defesa norte-americano alega que o Presidente precisa de proteção e apoio logístico quando está na residência de Nova Iorque. Os media norte-americanos levantam questões sobre dinheiros públicos misturados com os interesses privados.

Um porta-voz do Pentágono anunciou na quarta-feira que o Departamento de Defesa queria alugar um dos apartamentos do edifício de luxo de 58 andares de Donald Trump em Nova Iorque com vista a "cumprir os requisitos oficiais". "O espaço é necessário para o pessoal e equipamento que vão apoiar o POTUS [President of the United States] na sua residência no edifício", disse o tenente-coronel J.B. Brindle à CNN.

O apoio militar a um Presidente requer uma grande proximidade, sublinha o porta-voz. Nomeadamente os militares responsáveis pelo transporte da mala que contém os códigos nucleares, que têm de andar sempre junto ao Presidente.

O Pentágono tem regularmente alugado espaços junto das residências dos Presidentes além da Casa Branca, como foi o caso em Chicago perto da casa de Barack Obama ou no Texas, junto do rancho de Geroge W. Bush.

No entanto, este assunto levanta questões diferentes, uma vez que se trata de alugar com dinheiros públicos um espaço de uma empresa privada. A Trump Tower é propriedade de Trump, é a sede da Organização Trump e alberga a família num triplex nos últimos andares. Donald Trump reside oficialmente da Casa Branca, mas a mulher e o filho permanecem em Nova Iorque.

Segundo a CNN conseguiu apurar, o aluguer de um espaço no arranha-céus pode custar 1,5 milhões de dólares por ano - cerca de 1,4 milhões de euros.

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.