sicnot

Perfil

Mundo

Defesa norte-americana quer alugar espaço na Trump Tower

© Mike Segar / Reuters

O Departamento de Defesa norte-americano alega que o Presidente precisa de proteção e apoio logístico quando está na residência de Nova Iorque. Os media norte-americanos levantam questões sobre dinheiros públicos misturados com os interesses privados.

Um porta-voz do Pentágono anunciou na quarta-feira que o Departamento de Defesa queria alugar um dos apartamentos do edifício de luxo de 58 andares de Donald Trump em Nova Iorque com vista a "cumprir os requisitos oficiais". "O espaço é necessário para o pessoal e equipamento que vão apoiar o POTUS [President of the United States] na sua residência no edifício", disse o tenente-coronel J.B. Brindle à CNN.

O apoio militar a um Presidente requer uma grande proximidade, sublinha o porta-voz. Nomeadamente os militares responsáveis pelo transporte da mala que contém os códigos nucleares, que têm de andar sempre junto ao Presidente.

O Pentágono tem regularmente alugado espaços junto das residências dos Presidentes além da Casa Branca, como foi o caso em Chicago perto da casa de Barack Obama ou no Texas, junto do rancho de Geroge W. Bush.

No entanto, este assunto levanta questões diferentes, uma vez que se trata de alugar com dinheiros públicos um espaço de uma empresa privada. A Trump Tower é propriedade de Trump, é a sede da Organização Trump e alberga a família num triplex nos últimos andares. Donald Trump reside oficialmente da Casa Branca, mas a mulher e o filho permanecem em Nova Iorque.

Segundo a CNN conseguiu apurar, o aluguer de um espaço no arranha-céus pode custar 1,5 milhões de dólares por ano - cerca de 1,4 milhões de euros.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.