sicnot

Perfil

Mundo

França e Bélgica querem registo de europeus que saiam e entrem na UE

O primeiro-ministro francês e o comissário europeu da Segurança defenderam esta quinta-feira como urgente a criação de um registo dos cidadãos europeus que cruzem uma fronteira externa da União Europeia (UE).

Bernard Cazeneuve, que hoje recebeu em Paris o comissário britânico Julian King, afirmou num comunicado divulgado após a reunião o seu apoio à reforma do Código de Fronteiras Schengen proposto pela Comissão Europeia, que permitirá controlar todas as pessoas que entrem ou saiam do espaço de livre circulação, sejam ou não cidadãos europeus.

Para o governo socialista francês, a reforma vai tornar as regras da livre circulação mais eficazes para a luta contra o terrorismo ao facilitar a consulta de ficheiros de segurança, embora, sublinhou, "assegurando o plano respeito pelos dados pessoais".

A reforma visa também criar um novo sistema de registo dos cidadãos não-europeus isentos de visto quando entram em território europeu, o que atualmente não ocorre.

Esta ferramenta inspira-se no registo norte-americano ESTA -- acrónimo inglês que significa Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem -- para os cidadãos de países abrangidos pelo Programa de Isenção de Vistos dos Estados Unidos.

França defende há muito a criação de um registo semelhante na UE, com especial insistência desde os atentados de 13 de novembro em Paris, perpetrados por cidadãos franceses que tinham viajado para a Síria e o Iraque.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47