sicnot

Perfil

Mundo

França e Bélgica querem registo de europeus que saiam e entrem na UE

O primeiro-ministro francês e o comissário europeu da Segurança defenderam esta quinta-feira como urgente a criação de um registo dos cidadãos europeus que cruzem uma fronteira externa da União Europeia (UE).

Bernard Cazeneuve, que hoje recebeu em Paris o comissário britânico Julian King, afirmou num comunicado divulgado após a reunião o seu apoio à reforma do Código de Fronteiras Schengen proposto pela Comissão Europeia, que permitirá controlar todas as pessoas que entrem ou saiam do espaço de livre circulação, sejam ou não cidadãos europeus.

Para o governo socialista francês, a reforma vai tornar as regras da livre circulação mais eficazes para a luta contra o terrorismo ao facilitar a consulta de ficheiros de segurança, embora, sublinhou, "assegurando o plano respeito pelos dados pessoais".

A reforma visa também criar um novo sistema de registo dos cidadãos não-europeus isentos de visto quando entram em território europeu, o que atualmente não ocorre.

Esta ferramenta inspira-se no registo norte-americano ESTA -- acrónimo inglês que significa Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem -- para os cidadãos de países abrangidos pelo Programa de Isenção de Vistos dos Estados Unidos.

França defende há muito a criação de um registo semelhante na UE, com especial insistência desde os atentados de 13 de novembro em Paris, perpetrados por cidadãos franceses que tinham viajado para a Síria e o Iraque.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.