sicnot

Perfil

Mundo

Ministro romeno demite-se após onda de manifestações

© Inquam Photos / Reuters

O ministro da Justiça romeno, Florin Iordache, anunciou esta quinta-feira a sua demissão, na sequência das manifestações maciças contra o decreto que despenalizava certos casos de corrupção, do qual foi um dos autores.

"Decidi apresentar a minha demissão", disse Iordache numa conferência de imprensa em Bucareste. O ministro defendeu a sua atuação, afirmando que tudo o que fez foi "legal e constitucional", embora insuficiente para acalmar "a opinião pública".

O decreto, adotado a 31 de janeiro e revogado no domingo, previa a despenalização dos casos de corrupção envolvendo valores abaixo dos 44.000 euros, permitindo a vários políticos já acusados escapar à justiça.

O texto legal desencadeou uma vaga de protestos em massa, os maiores desde o fim do regime comunista, em 1989, que continuaram após a revogação, com alguns dos manifestantes a exigir a demissão do governo social-democrata, no poder há pouco mais de um mês.Na quinta-feira, o governo sobreviveu a uma moção de censura no Parlamento, onde tem a maioria.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.