sicnot

Perfil

Mundo

Sudão do Sul pede 187 M€ de ajuda à comunidade internacional

O Sudão do Sul pediu à comunidade internacional uma ajuda de 200 milhões de dólares (187 milhões de euros) para o orçamento do país, em guerra civil, disse hoje o ministro das Finanças, Steven Dhieu Dau.

Numa conferência de imprensa, Dau referiu que a economia sul-sudanesa, muito dependente do petróleo, desacelerou, adiantando ter pedido aos países doadores uma ajuda para "apoiar o orçamento geral", que "diminuiu devido à depreciação da libra sul-sudanesa face ao dólar".

Após uma reunião com os países doares, liderados pela Alemanha, o ministro disse que as consequências desta crise levaram a "um aumento dos preços que os cidadãos não podem pagar".

O apoio permitirá levar a cabo reformas económicas no Sudão do Sul, disse ainda Dau.

O embaixador alemão no Sudão do Sul e representante dos países doadores, Johannes Lehne, já reagiu às declarações do ministro das Finanças sul-sudanês dizendo aos jornalistas que o seu país se compromete a ajudar o governo para realizar as reformas económicas necessárias.

Salientou "a importância da transparência" como garantia para as ajudas e adiantou que a Alemanha vai dar um milhão de dólares (937,6 mil euros) anuais para "apoiar o trabalho humanitário".

O conflito no Sudão do Sul começou em dezembro de 2013, quando o presidente Salva Kiir acusou o seu ex-vice-presidente Riek Machar de uma tentativa de golpe de Estado.

Em agosto de 2015, ambos assinaram um acordo de paz, mas a tensão voltou a instalar-se no país em julho passado.

Lusa


  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.