sicnot

Perfil

Mundo

Torre Eiffel vai ter barreira de vidro contra ataques terroristas

© Benoit Tessier / Reuters

Um dos monumentos mais famosos do mundo vai ter proteção contra atos terroristas. Será construída na base da Torre Eiffel uma barreira de vidro para "proteção extra" em caso de um ataque terrorista.

A estrutura de 324 metros de altura recebe anualmente sete milhões de visitas e é um dos monumentos mais famosos do mundo. Durante o campeonato europeu de futebol de 2016 foi erguida uma proteção temporária de metal para proteger a torre.

A França está desde novembro de 2015 em estado de emergência, depois dos ataques em Paris que fizeram 130 mortos. Caso seja aprovada, esta será mais uma medida para evitar outros ataques.

Se o projeto for para a frente, os painéis de vidro terão dois metros e meio de altura e serão erguidos na base da torre. A medida deverá custar 20 milhões de euros.

  • Torre Eiffel às escuras em solidariedade com os cidadãos de Alepo
    0:59

    Mundo

    As luzes da Torre Eiffel em Paris vão estar apagadas durante a noite desta quarta-feira. Trata-se de uma iniciativa de solidariedade para com os cidadãos da cidade síria de Alepo. As luzes começaram a ser apagadas por volta das 20:00, na capital francesa. Com este gesto, a autarquia de Paris pretende fazer um apelo à comunidade internacional, para que olhe para o que está a acontecer na maior cidade da Síria. Alepo vive nesta altura uma situação dramática, com milhares de pessoas a tentarem abandonar a cidade, em fuga dos intensos confrontos.

  • Torre Eiffel evacuada por engano

    Mundo

    A Torre Eiffel foi evacuada esta sexta-feira por engano, na sequência de uma simulação de acidente. Decorria uma simulação interna de acidente, quando um funcionário confundiu com um alarme verdadeiro. As autoridades esclareceram que não havia qualquer objeto suspeito no local e que tudo não passou de um mal entendido. O funcionário terá achado que o exercício era real e mandou evacuar a torre.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC