sicnot

Perfil

Mundo

Torre Eiffel vai ter barreira de vidro contra ataques terroristas

© Benoit Tessier / Reuters

Um dos monumentos mais famosos do mundo vai ter proteção contra atos terroristas. Será construída na base da Torre Eiffel uma barreira de vidro para "proteção extra" em caso de um ataque terrorista.

A estrutura de 324 metros de altura recebe anualmente sete milhões de visitas e é um dos monumentos mais famosos do mundo. Durante o campeonato europeu de futebol de 2016 foi erguida uma proteção temporária de metal para proteger a torre.

A França está desde novembro de 2015 em estado de emergência, depois dos ataques em Paris que fizeram 130 mortos. Caso seja aprovada, esta será mais uma medida para evitar outros ataques.

Se o projeto for para a frente, os painéis de vidro terão dois metros e meio de altura e serão erguidos na base da torre. A medida deverá custar 20 milhões de euros.

  • Torre Eiffel às escuras em solidariedade com os cidadãos de Alepo
    0:59

    Mundo

    As luzes da Torre Eiffel em Paris vão estar apagadas durante a noite desta quarta-feira. Trata-se de uma iniciativa de solidariedade para com os cidadãos da cidade síria de Alepo. As luzes começaram a ser apagadas por volta das 20:00, na capital francesa. Com este gesto, a autarquia de Paris pretende fazer um apelo à comunidade internacional, para que olhe para o que está a acontecer na maior cidade da Síria. Alepo vive nesta altura uma situação dramática, com milhares de pessoas a tentarem abandonar a cidade, em fuga dos intensos confrontos.

  • Torre Eiffel evacuada por engano

    Mundo

    A Torre Eiffel foi evacuada esta sexta-feira por engano, na sequência de uma simulação de acidente. Decorria uma simulação interna de acidente, quando um funcionário confundiu com um alarme verdadeiro. As autoridades esclareceram que não havia qualquer objeto suspeito no local e que tudo não passou de um mal entendido. O funcionário terá achado que o exercício era real e mandou evacuar a torre.

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04