sicnot

Perfil

Mundo

Torre Eiffel vai ter barreira de vidro contra ataques terroristas

© Benoit Tessier / Reuters

Um dos monumentos mais famosos do mundo vai ter proteção contra atos terroristas. Será construída na base da Torre Eiffel uma barreira de vidro para "proteção extra" em caso de um ataque terrorista.

A estrutura de 324 metros de altura recebe anualmente sete milhões de visitas e é um dos monumentos mais famosos do mundo. Durante o campeonato europeu de futebol de 2016 foi erguida uma proteção temporária de metal para proteger a torre.

A França está desde novembro de 2015 em estado de emergência, depois dos ataques em Paris que fizeram 130 mortos. Caso seja aprovada, esta será mais uma medida para evitar outros ataques.

Se o projeto for para a frente, os painéis de vidro terão dois metros e meio de altura e serão erguidos na base da torre. A medida deverá custar 20 milhões de euros.

  • Torre Eiffel às escuras em solidariedade com os cidadãos de Alepo
    0:59

    Mundo

    As luzes da Torre Eiffel em Paris vão estar apagadas durante a noite desta quarta-feira. Trata-se de uma iniciativa de solidariedade para com os cidadãos da cidade síria de Alepo. As luzes começaram a ser apagadas por volta das 20:00, na capital francesa. Com este gesto, a autarquia de Paris pretende fazer um apelo à comunidade internacional, para que olhe para o que está a acontecer na maior cidade da Síria. Alepo vive nesta altura uma situação dramática, com milhares de pessoas a tentarem abandonar a cidade, em fuga dos intensos confrontos.

  • Torre Eiffel evacuada por engano

    Mundo

    A Torre Eiffel foi evacuada esta sexta-feira por engano, na sequência de uma simulação de acidente. Decorria uma simulação interna de acidente, quando um funcionário confundiu com um alarme verdadeiro. As autoridades esclareceram que não havia qualquer objeto suspeito no local e que tudo não passou de um mal entendido. O funcionário terá achado que o exercício era real e mandou evacuar a torre.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11