sicnot

Perfil

Mundo

Trump envia carta à China e pede "relação construtiva" entre os dois países

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos enviou uma carta ao chefe de Estado chinês onde agradece as felicitações pela sua tomada de posse. Trump espera poder "desenvolver uma relação construtiva" com Xi Jinping e o país. A China já respondeu e agradece o gesto de Trump.

Na carta enviada na quarta-feira, o Presidente norte-americano aproveitou para desejar um feliz ano novo lunar aos chineses, que comemoram a chegada do novo ano na semana passada.

Apesar de Trump ter sido o único líder americano nos últimos anos que não enviou felicitações no início do ano novo chinês, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China já veio dizer que o país atríbuiu uma grande importância à carta e ao gesto de Trump. Estas declarações deitam por terra as especulações de que a China considerava que o silêncio de Trump fosse um gesto intencional.

"A China quer colaborar com os EUA segundo princípios de mútuo respeito", assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, depois de nos últimos meses Trump ter atacado por várias vezes as políticas de comércio chinesas. Os dois países parecem estar de acordo que "a cooperação entre nós e a única opção".

Apesar de ter falado ao telefone com vários líderes mundiais, Donald Trump ainda não telefonou a Xi Jinping.

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06