sicnot

Perfil

Mundo

Balanço das avalanches no Afeganistão atinge os 191 mortos

© Omar Sobhani / Reuters

As avalanches e intempéries no Afeganistão na semana passada causaram pelo menos 191 mortos e 300 feridos, segundo um novo balanço governamental divulgado hoje, enquanto prosseguem as operações de socorro nas zonas mais afetadas.

Trinta e duas províncias afegãs sofreram abundantes quedas de neve, que danificaram casas, causaram avalanches e bloquearam numerosos habitantes nas suas habitações.

"O balanço atualizado que recebemos das províncias afetadas pelas avalanches e o tempo glacial atingiu os 191 mortos", declarou à agência France Presse o vice-ministro das Catástrofes Naturais, Mohammad Aslam Sayyas."A província mais afetada é a do Nouristan, onde pelo menos 68 pessoas morreram nas recentes avalanches", adiantou Sayyas.

As autoridades intensificaram as operações de socorro durante a semana, à medida que as condições meteorológicas melhoravam.

Pelo menos 300 pessoas ficaram feridas e mais de 500 outras foram socorridas em todo o país, disse ainda.O governador do Nouristan, Hafiz Abdul Qayyom, disse que dezenas de casas foram destruídas e que as famílias enlutadas receberam alimentos e dinheiro por helicóptero.

O norte montanhoso do Afeganistão é anualmente palco de avalanches ainda mais mortíferas devido à falta de equipamento das equipas de socorro.

Apesar dos milhares de milhões de dólares de ajuda internacional que recebeu desde a queda do regime dos talibãs em 2001, o Afeganistão, marcado por quatro décadas de conflito, continua a ser um dos países mais pobres do mundo.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.